28 de abr de 2025 às 13:02
O papa Francisco encorajou os jovens a se esforçarem para ouvir bem os outros em mensagem de vídeo publicada depois de sua morte, que foi gravada em janeiro.
O vídeo, divulgado pela revista semanal italiana Oggi, foi publicado ontem (27), no dia seguinte à missa fúnebre do papa Francisco, que morreu no Vaticano na segunda-feira passada (21).
No vídeo, gravado em 8 de janeiro, o papa Francisco se dirigiu a um grupo de adolescentes e jovens adultos que participam das Oficinas de Escuta, iniciativa do italiano Luca Drusian.
Segundo a Vatican Media, a ideia por trás das oficinas é que os jovens discutam diferentes tópicos enquanto vivenciam a beleza de ouvir os outros e de serem ouvidos.
“Queridos rapazes e moças, uma das coisas mais importantes na vida é ouvir — aprender a ouvir”, disse Francisco no vídeo, gravado em sua residência na Casa Santa Marta.
“Quando alguém falar com vocês, esperem que terminem para que vocês possam realmente entender e, então, se tiverem vontade, respondam. Mas o importante é ouvir”, disse o papa, dizendo que não se deve ter pressa em responder.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Francisco disse: “Observem atentamente as pessoas — elas não ouvem. No meio de uma explicação, elas respondem, e isso não contribui para a paz. Ouçam — ouçam bastante”.
Francisco também disse aos jovens para ouvirem os avós, que “nos ensinam tanto”.
A mensagem póstuma do papa foi tornada pública quando cerca de 200 mil pessoas, muitas delas adolescentes, compareceram à missa na praça de São Pedro ontem (27) de manhã.
A missa foi celebrada como parte do segundo dia dos Novendiales da Igreja, nove dias de luto pelo papa Francisco, e como parte do Jubileu dos Adolescentes, que aconteceu em Roma de 25 a 27 de abril.
No dia seguinte ao de Francisco, dezenas de milhares de pessoas visitaram seu túmulo na basílica de Santa Maria Maior. À tarde, o cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da basílica de Santa Maria Maior, celebrou as vésperas na basílica lotada. O Colégio de Cardeais também compareceu.
More Stories
O conclave começa em 7 de maio
Oito dados sobre a vida de santa Gianna Beretta Molla
Saiba como se consagrar a Nossa Senhora através do método de consagração a Maria de são Luís Maria Grignon de Montfort