28 de abr de 2025 às 09:14
O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco começará em 7 de maio, quando a Igreja entra na fase preparatória final para escolher seu 267º papa, anunciou hoje (28) o Colégio de Cardeais.
A proclamação ocorreu depois de uma reunião matinal da congregação-geral no Vaticano, reuniões diárias realizadas desde o sepultamento do papa Francisco na basílica de Santa Maria Maior no último sábado (26).
A data se enquadra na janela tradicional de 15 a 20 dias depois da morte de um papa, permitindo tempo suficiente para o período de luto “novendiales” e para a chegada de cardeais eleitores do mundo todo.
Dos 134 cardeais que participarão — aqueles com menos de 80 anos — quase todos já chegaram a Roma. Os poucos restantes devem chegar nos próximos dias, segundo fontes da Santa Sé.
A votação vai ocorrer, como é tradicional, sob os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina.
Seguindo a tradição, os cardeais vão celebrar a Missa pela Eleição do Romano Pontífice na basílica de São Pedro na manhã de 7 de maio, antes de seguirem em procissão para a Capela Sistina enquanto entoam o cântico Veni Creator Spiritus (Vinde Espírito Criador), invocando a orientação do Espírito Santo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Lá dentro, cada cardeal fará o juramento de observar os procedimentos, manter o sigilo e votar livremente no candidato que considerar mais digno. As portas da capela serão então fechadas para o mundo exterior até que um novo papa seja escolhido.
O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais, vai liderar o conclave. Inicialmente uma maioria de dois terços — 90 votos — é necessária para eleger o novo papa.
O mundo estará atento aos sinais tradicionais vindos da chaminé da Capela Sistina: fumaça preta indicando uma votação inconclusiva, fumaça branca anunciando que um novo papa foi eleito.
O papa Francisco foi responsável pela nomeação de 108 dos 135 cardeais eleitores que agora escolherão seu sucessor, remodelando a composição geográfica do Colégio de Cardeais em seu pontificado. O colégio agora tem representantes de países com pequena população católica e de regiões anteriormente sub-representadas nas eleições papais.
More Stories
Oito dados sobre a vida de santa Gianna Beretta Molla
Saiba como se consagrar a Nossa Senhora através do método de consagração a Maria de são Luís Maria Grignon de Montfort
Segunda missa pelo papa Francisco reúne 200 mil no Jubileu dos Adolescentes