Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Casserengue e Igaracy seguem em situação de emergência devido à estiagem prolongada

A Defesa Civil Nacional reconheceu, na última semana a situação de emergência nos municípios paraibanos de Casserengue e Igaracy, severamente atingidos pela estiagem prolongada. Com o reconhecimento, ambas as cidades passam a estar aptas a solicitar recursos federais para ações imediatas de socorro e recuperação.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), os recursos podem ser utilizados em diversas frentes, desde a assistência humanitária à população afetada, com a distribuição de kits de higiene e alimentação, até ações de restabelecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água e liberação de vias públicas obstruídas.

O ministro Waldez Góes destacou também que os repasses podem ser aplicados na reconstrução de estruturas públicas danificadas ou mesmo na recuperação de moradias destruídas pelas consequências do desastre.

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre, pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas”, afirmou o ministro.

Atualmente, 119 reconhecimentos de situação de emergência estão vigentes na Paraíba, sendo 116 por estiagem, dois por enxurradas e um por inundações, revelando a recorrência dos impactos climáticos no estado, especialmente nas regiões do Sertão e do Cariri.

Os municípios interessados em solicitar apoio do Governo Federal devem apresentar seus planos de ação através da plataforma S2iD, disponível no site oficial da Defesa Civil Nacional. Mais informações estão disponíveis no portal mdr.gov.br.

FONTE: PB AGORA