6 de mai de 2025 às 16:15
O anel de pescador do papa Francisco e seu selo de chumbo foram anulados hoje (6) na 12ª congregação-geral do Colégio dos Cardeais.
O anel e o selo são destruídos ou anulados depois da morte de um papa para evitar seu uso indevido para selar documentos oficiais.
Vatican Media, serviço de mídia do Vaticano, divulgou hoje fotos e vídeos da anulação do anel e do selo. A conta X do secretário de Estado da Santa Sé disse que o procedimento foi feito na presença do cardeal camerlengo Kevin Farrell e do colégio de cardeais no novo Salão Sinodal.
Segundo a Universi dominici gregis , a constituição apostólica que regula a sede vacante, o colégio dos cardeais devem tomar providências “no sentido de fazer anular o Anel de Pescador e o Selo de chumbo, com os quais são expedidas as relativas Cartas Apostólicas” depois da morte do papa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O anel de Pescador é um dos vários anéis tipicamente usados pelo papa, bispo de Roma. O anel leva o nome da imagem de são Pedro como pescador, que se tornou o desenho padrão por volta do século XV.
O primeiro registro do uso do anel foi em duas cartas de Clemente IV em 1265 e 1266. Ele era usado como selo de cera em cartas particulares no lugar do selo oficial de chumbo usado em documentos papais solenes.
Em 1842, o uso do anel e do selo de cera foi substituído por um selo, mas cada papa ainda recebe um anel de Pescador no início de seu pontificado. Fora das cerimônias papais, o papa Francisco normalmente usava só o seu anel episcopal.
A destruição do anel e do selo faz parte de várias medidas de segurança supervisionadas pelo camerlengo depois da morte do papa, como o selamento dos aposentos papais, até a eleição de um novo papa.
More Stories
Cardeais reunidos em conclave começam eleição do novo papa
Cardeal Czerny disse tremer diante da possível eleição de um papa africano
Peçamos ao Espírito Santo que eleja o papa que a Igreja precisa, diz cardeal Re na missa Pro Eligendo Pontifice