Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Cardeais atestam destruição do anel e do selo do papa Francisco

O anel de pescador do papa Francisco e seu selo de chumbo foram anulados hoje (6) na 12ª congregação-geral do Colégio dos Cardeais.

O anel e o selo são destruídos ou anulados depois da morte de um papa para evitar seu uso indevido para selar documentos oficiais.

Vatican Media, serviço de mídia do Vaticano, divulgou hoje fotos e vídeos da anulação do anel e do selo. A conta X do secretário de Estado da Santa Sé disse que o procedimento foi feito na presença do cardeal camerlengo Kevin Farrell e do colégio de cardeais no novo Salão Sinodal.

Segundo a Universi dominici gregis , a constituição apostólica que regula a sede vacante, o colégio dos cardeais devem tomar providências “no sentido de fazer anular o Anel de Pescador e o Selo de chumbo, com os quais são expedidas as relativas Cartas Apostólicas” depois da morte do papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O anel de Pescador é um dos vários anéis tipicamente usados ​​pelo papa, bispo de Roma. O anel leva o nome da imagem de são Pedro como pescador, que se tornou o desenho padrão por volta do século XV.

O primeiro registro do uso do anel foi em duas cartas de Clemente IV em 1265 e 1266. Ele era usado como selo de cera em cartas particulares no lugar do selo oficial de chumbo usado em documentos papais solenes.

Em 1842, o uso do anel e do selo de cera foi substituído por um selo, mas cada papa ainda recebe um anel de Pescador no início de seu pontificado. Fora das cerimônias papais, o papa Francisco normalmente usava só o seu anel episcopal.

A destruição do anel e do selo faz parte de várias medidas de segurança supervisionadas pelo camerlengo depois da morte do papa, como o selamento dos aposentos papais, até a eleição de um novo papa.

FONTE: ACI Digital