Na noite dessa quarta-feira (7), uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi resgatada debilitada na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. O animal, que estava sem conseguir submergir, apresentava sinais de debilidade após ingerir resíduos plásticos no mar.
O resgate foi realizado por meio de uma ação conjunta envolvendo a Associação Guajiru, Corpo de Bombeiros, Iate Clube da Paraíba, Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo e o Aquário Paraíba. Após os primeiros cuidados, a tartaruga foi encaminhada para avaliação e tratamento especializado.
A tartaruga-cabeçuda é uma espécie marinha que ocorre com frequência no litoral nordestino, especialmente nas regiões da Bahia, Sergipe e Paraíba. Ela está entre as espécies que utilizam as praias da região para alimentação e, eventualmente, desova.
A costa nordestina é uma das mais importantes áreas de reprodução para tartarugas marinhas no Brasil, com destaque para a tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), cujo principal período de nascimento ocorre entre os meses de novembro e março. A praia de Intermares, em Cabedelo, é um dos pontos onde esse fenômeno pode ser observado, sendo monitorada por organizações ambientais que atuam na proteção desses animais.
Redação
More Stories
João Azevêdo entrega nova estrutura do Comando de Policiamento Regional II no Sertão
Órgão Especial do TJPB destaca nomeação de advogado para compor o TRE-PB
Pesquisa do Procon-PB revela variação de até 166% nos preços das flores para o Dia das Mães