Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Conferências episcopais da América Latina e do Caribe celebram a eleição de Leão XIV

As conferências episcopais da América Latina e do Caribe celebraram a eleição do papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, destacando os vínculos do cardeal americano nascido em Chicago, com a Igreja no continente.

O novo papa formou-se como missionário e desenvolveu uma parte fundamental de seu ministério pastoral no Peru. Até sua eleição, ele foi presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina da Santa Sé.

Peru, terra de missão do papa

Por meio de um comunicado, a Conferência Epsicopal Peruana (CEP) disse que a notícia foi recebida com alegria e gratidão.

“O Santo Padre conhece nossa terra em profundidade: das areias quentes de nossos litorais, da força indomável de nossas montanhas e do coração verde de nossa Amazônia”, disse a CEP.

A conferência episcopal sublinhou que, em sua permanência no país, Leão XIV “fortaleceu a fé com a sua mensagem atenta às necessidades dos humildes, com a sua palavra sábia e prudente que educava na busca da verdade, com a sua afável proximidade a todos, crentes e distantes, sempre movidos pelo amor de Jesus Cristo”.

A CEP falou também sobre seu serviço à Igreja no Peru como vice-presidente da conferência episcopal, bispo de Chiclayo e administrador apostólico de Callao, “onde soube exercer sua liderança com sabedoria, humildade e profundo amor pelo povo de Deus”.

“Sua proximidade, sua palavra atual, seu espírito de comunhão e seu compromisso com os mais necessitados deixaram uma marca indelével em nossa Igreja e em nossa sociedade”, concluiu a CEP.

Nossa Senhora de Guadalupe

No México, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) confiou o papa à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe para “acompanhá-lo e fortalecê-lo nessa missão que Nosso Senhor Jesus Cristo lhe confia à frente de sua Igreja, para que possamos caminhar juntos, em comunhão e sinodalidade, nas pegadas de Cristo Bom Pastor”.

A CEM também ofereceu sua “obediência filial” e agradeceu seu “generoso Sim em aceitar essa missão com fé e esperança”.

Que o Espírito Santo sustente o papa

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Conferência Episcopal de El Salvador (CEDES) destacou seu exemplo como “docilidade luminosa de coração, a coragem do Servo de Deus sempre pronto a obedecer e deixar-se guiar pela voz do Senhor, que o chamou para ser a Rocha sobre a qual continuará a construir sua Igreja”.

A Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC, na sigla em espanhol) disse que a eleição é um “dom pascal” e disseram que vão rezar “para que o Espírito Santo sustente o papa nas tarefas que ele terá que enfrentar”.

A COCC também disse que foi “fortalecida na esperança pela consciência de que a eleição do novo Sumo Pontífice foi acolhida com alegria por muitos de nosso povo”.

Reconciliação e paz

A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) destacou que o papa Leão XIV conhece a realidade latino-americana, que contribuirá para “a busca do perdão, da reconciliação e da paz, e será o fundamento da unidade e da comunhão na Igreja”.

A CEC exortou todos os fiéis a receber o papa Leão XIV “com amor e oração, a sustentar seu ministério com nossa proximidade espiritual e a renovar o compromisso de construir uma Igreja unida, sinodal e fraterna”.

Nossa Senhora de Coromoto

Assine aqui a nossa newsletter diária

A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) expressou sua “proximidade e devoção filial” e pediu a Nossa Senhora de Coromoto, padroeira do país, para “proteger com sua intercessão o novo bispo de Roma e sucessor do apóstolo são Pedro”.

“Comunhão, esperança e gratidão”

A Conferência Episcopal Argentina (CEA) estava em assembleia plenária no momento da eleição do papa Leão XIV e publicou um vídeo na rede social X celebrando sua aparição na sacada papal. Mais tarde, a CEA destacou que viveu o momento “em espírito de comunhão, esperança e gratidão”.

A conferência episcopal convidou os fiéis a elevar as orações pelo novo papa e disse: “Renovamos nossa comunhão com o Santo Padre e nossa disposição de caminhar, como Igreja peregrina na Argentina, na fidelidade ao Evangelho, no espírito sinodal e com coração missionário”.

FONTE: ACI Digital