Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Primeiro bispo nomeado pelo papa Leão XIV é peruano

O papa Leão XIV fez sua primeira nomeação episcopal, escolhendo o padre peruano Miguel Ángel Contreras Llajaruna, SM, para ser bispo auxiliar de Callao, Peru, anunciou ontem (15) a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Monsenhor Contreras, atual vigário episcopal para a Vida Consagrada de Callao e superior do Distrito América do Sul dos Padres Maristas, assumirá seu novo cargo para apoiar o ministério pastoral da diocese no principal porto do Peru.

O padre falou à RPP Noticias, rede de comunicações do Peru, sobre a sua surpresa com a notícia, dizendo que estava fora do país quando foi informado da nomeação.

“Estou fora do país, estou na Nova Zelândia e acordei há meia hora com uma lista enorme de mensagens e chamadas perdidas”, disse ontem o bispo.

Apesar da surpresa inicial, ele recebeu o novo chamado com abertura. “Isso me surpreendeu, mas também acredito que é uma nova missão, uma nova responsabilidade que Deus quer nesta missão e neste trabalho e, acima de tudo, na continuidade da missão e da mensagem do papa”.

O bispo auxiliar também enfatizou a importância de trabalhar em conjunto com a comunidade.

“Acredito que isso também exigirá muito mais apoio dos fiéis, que é parte fundamental de nossa jornada como Igreja. Não é só a cabeça do bispo, mas acredito que caminhamos juntos com os fiéis, e isso nos ajuda a ser mais fortes em nossa missão de evangelização”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Nascido em 5 de julho de 1979 em Cajabamba, Cajamarca, monsenhor Contreras estudou no Seminário dos Padres Maristas de Sullana (Piura).

Contreras disse em 2020 que sua vocação nasceu na escola pública de sua cidade e foi fortalecida pelo contato com um diácono. Anos depois, ele encontrou nos padres Maristas um caminho em que “o estilo de vida, a partilha, a missão e o próprio carisma, no estilo de Maria, me levaram a escolher esta forma de vida religiosa”.

O bispo fez filosofia no Instituto Superior de Estudos Teológicos Juan XXIII, em Lima, e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Cristo Ressuscitado, em Guadalajara, México. Depois, conseguiu o título de bacharel em Sagrada Escritura pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas, em Belo Horizonte (MG), e o título de Mestre em Gestão e Direção Educacional pela Universidade Marcelino Champagnat, em Lima.

Ordenado sacerdote em 25 de abril de 2008, fez um intenso trabalho pastoral e educativo. Entre os cargos que ocupou estão o de promotor da escola paroquial San José de Callao (2012-2021), pároco da igreja de Virgen Misionera (2015-2022), diretor-geral da rede de escolas paroquiais da diocese de Callao (desde 2022) e, desde o mesmo ano, é superior do distrito sul-americano dos padres maristas.

FONTE: ACI Digital