18 de mai de 2025 às 06:59
O arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, foi um dos três representantes do colégio cardinalício no rito de obediência na missa de inauguração do pontificado do papa Leão XIV hoje (18), na praça de São Pedro, no Vaticano.
No rito, vários representantes do Povo de Deus expressaram, em nome de toda a Igreja universal, sua fidelidade e comunhão ao primeiro papa americano e peruano da história.
O rito da obediência e fidelidade da Igreja universal ao novo papa foi depois da proclamação do Evangelho, depois que Leão XIV recebeu o anel do pescador e o pálio.
Três cardeais representaram todo o colégio cardinalício: o arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, representou a América do Sul; o arcebispo de Toronto, cardeal Frank Leo, representou a América do Norte; e o arcebispo de Port Moresby, cardeal John Ribat, a Oceania.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O episcopado foi representado pelo bispo de Callao, Peru, dom Luis Alberto Barrera; os sacerdotes foram representados pelo padre Guillermo Inca Pereda; e o diaconato por Teodoro Mandato.
A vida consagrada feminina foi representada pela missionária australiana, irmã Oonah O’Shea, recém-eleita presidente da União Internacional das Superioras Gerais.
O superior-geral dos jesuítas, padre Arturo Sosa, representou os religiosos.
Os leigos foram representados pelo casal Rafael Santa María e Ana María Olguín, e por duas jovens, Josemaria Díaz e Sheyla Cruz.
More Stories
Dez curiosidades sobre os Museus Vaticanos
Hoje é dia de são Félix de Cantalício, o frade do “bom ânimo” em meio ao trabalho
São Pascoal Bailão, o santo apaixonado pela Eucaristia