19 de mai de 2025 às 16:28
O cardeal Robert Francis Prevost costumava fazer longas caminhadas no bairro de Borgo, em Roma, quando era prefeito do Dicastério para os Bispos da Santa Sé. Ele morava num apartamento na Via di Porta Angelica até menos de dois meses atrás, quando se mudou para outro prédio reservado a altos funcionários da Santa Sé, no edifício Santo Uffizio, onde hoje fica o Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé.
Nesse bairro central de Roma, a poucos passos da praça de São Pedro, ele também costumava frequentar o Omega Fitness Club, que desde sua eleição como papa em 8 de maio se tornou a academia mais famosa de Roma.
“Não vou esconder de vocês que soltei um grande grito enorme”, diz Alessandro Tamburlani, presidente e fundador da academia, com emoção e orgulho. Como todos os moradores da área, assim que ouviu que havia fumaça branca, ele correu para a praça de São Pedro. Sua alegria aumentou quando viu um dos frequentadores do centro esportivo aparecer na sacada.
“A alegria foi dupla ou tripla. Alegria de finalmente ter um novo Santo Padre depois do período obrigatório de luto que passamos. E alegria também de saber que ele é uma boa pessoa e, além disso, alguém que todos nós já conhecíamos aqui na academia”, diz Tamburlani.
O então cardeal Prevost, grande fã de tênis, passava seu tempo livre nas máquinas de cardio, suas preferidas. Às vezes também usava bicicletas ergométricas e esteiras, projetadas para melhorar a resistência cardiovascular e queimar calorias. Lá ele encontrou um espaço de tranquilidade e disciplina física.
“Ele era uma pessoa como muitos outros membros. Vestia-se como todos os outros, com roupas simples de ginástica. Frequentemente, estava acompanhado do seu assistente para poder treinar”, diz o dono da academia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Um papa “fitness”
Tamburlani não esconde seu entusiasmo quando diz que ter um papa atlético representa um impulso à necessidade de levar um estilo de vida saudável. “Ele é um pequeno farol que nos permite dizer que, se ele consegue, todos nós podemos cuidar de nós mesmos e nos exercitar”, diz o dono da academia.
Por isso, ele pede que o estilo de vida de Leão XIV seja um modelo para todos: “Na vida moderna que levamos, sempre apressados, com água até o pescoço, ele nos convida a sentir o nosso corpo e a começar a tomar conta dele, guiando-o para uma experiência excelente que une espiritualidade e treinamento esportivo”.
Na academia, não sabem se o papa continuará seu costume de treinar ali, mas dizem que Leão XIV continua matriculado e que o esperam de braços abertos.
More Stories
Alckmin entrega ao papa Leão XIV convite para reunião da ONU sobre o clima COP 30 em Belém do Pará
As palavras da Virgem Maria na Bíblia que questionam o mundo hoje
Hoje é dia de santa Maria Bütler, ela deixou o convento para se tornar missionária