Estados Unidos, Rússia e Ucrânia
Após duas horas de conversa, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladmir Putin, falaram em um possível acordo de paz para dar fim à guerra na Ucrânia. O otimismo de Trump, porém, contrastou com o tom contido do colega russo. Depois da ligação, Donald Trump escreveu, em uma rede social, que Rússia e Ucrânia começarão, imediatamente, uma negociação para um cessar-fogo, seguido do fim da guerra. Ele também sugeriu que o acordo poderá ser mediado pelo Papa Leão XIV. Já Putin afirmou que a Rússia está pronta para trabalhar com a Ucrânia em um memorando de um possível acordo de paz. Desde que assumiu a Casa Branca, Trump tem se empenhado em acabar com a guerra na Ucrânia. O esforço, porém, esbarra em obstáculos que envolvem o destino dos territórios ucranianos que estão atualmente ocupados pela Rússia.
Palestina e Israel
Caminhões com alimentos voltaram a entrar no território de Gaza após 8 semanas de bloqueio israelense. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a decisão de liberar ajuda humanitária em Gaza veio após pressão de senadores norte-americanos aliados. Netanyahu também disse que Israel controlará todo o território palestino para impedir o Hamas de saquear os suprimentos.
Argentina
O partido do presidente Javier Milei venceu as eleições legislativas na capital, Buenos Aires. A cidade era governada desde 2007 pela centro-direita, do ex-presidente Maurício Macri. A sigla, porém, terminou em terceiro lugar, atrás do partido A liberdade avança, de Milei, e da centro-esquerda. O atual porta-voz de Javier Milei, Manuel Ardoni será o novo prefeito da capital argentina. Durantes as comemorações, Milei afirmou que Buenos Aires foi pintava de roxo, a cor do partido dele, e que a partir de agora todo o país também será.
More Stories
Geraldo Alckmin convida papa Leão XIV para COP30
Tornados deixam pelo menos 21 mortos nos Estados Unidos
Lula participa do velório do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica