Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Mais dois bispos têm suas imagens usadas em vídeos falsos pedindo ajuda para criança doente

As arquidioceses de Pouso Alegre (MG) e de Vitória da Conquista (BA) comunicaram em suas redes sociais que golpistas estão usando a imagem dos arcebispos, dom José Luiz Majella Delgado e dom Vítor Agnaldo de Menezes, em vídeos falsos em redes sociais e aplicativos de mensagem pedindo “ajuda financeira para o tratamento de saúde de uma criança”.

Segundo a arquidiocese de Pouso Alegre, o vídeo falso de dom José Luiz Majella mostra o arcebispo “paramentado na cor vermelha, com uma voz que não é a dele, tendo ao fundo, aparentemente, o túmulo dos apóstolos, em Roma”. No vídeo, pede-se dinheiro para o “tratamento de saúde de uma criança hospitalizada, indicada como “Bernardo Santos””.

A arquidiocese diz que “se trata de mensagem fake, produzida pela I.A” e pediu para “desconsiderá-la e não propagar tal mensagem em redes sociais, imprensa, meios de comunicação em geral” e informou “que já estão sendo adotadas as medidas legais cabíveis para solucionar tal problema”.

O falso vídeo de dom Vítor Agnaldo pedindo dinheiro “para o tratamento de saúde de uma criança” “não foi gravado nem autorizado pelo arcebispo” ou “por qualquer organismo oficial da arquidiocese”, diz a arquidiocese de Vitória da Conquista. “Trata-se de uma falsificação produzida por meio de inteligência artificial (IA)”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Informamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo”, disse a arquidiocese alertando “os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso”.

A arquidiocese de Vitória da Conquista ainda reforçou “que todas as ações oficiais da arquidiocese, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do nosso site oficial (www.arquiconquista.org.br/) e pelas redes sociais institucionais da arquidiocese” e pediu “a todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à assessoria de comunicação da arquidiocese quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para ascom@arquiconquista.org.br”.

Esses dois casos não são os primeiros a acontecer nas arquidioceses do Brasil. Em 15 de maio, a arquidiocese de Salvador fez um alerta sobre um vídeo falso do arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha, que também foi produzido por inteligência artificial e circulava pelas redes sociais, no qual o arcebispo também pedia ajuda financeira para o tratamento de uma criança.



FONTE: ACI Digital