21 de mai de 2025 às 14:13
O papa Leão XIV fará uma reunião de cardeais em 13 de junho para dar a aprovação final às canonizações de vários homens e mulheres beatificados.
O consistório público ordinário, como é chamado, será o primeiro do pontificado de Leão XIV. O papa Francisco havia convocado o consistório no fim de fevereiro, quando estava internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, mas a data nunca foi definida.
No consistório, os cardeais votarão para aprovar as canonizações de cinco homens e mulheres beatificados, cujas causas foram defendidas no início deste ano pelo papa Francisco. O voto dos cardeais marca a etapa final do processo de canonização e permite a definição de uma data para as missas de canonização.
Entre os santos quase canonizados sobre os quais deve haver discussões em 13 de junho está o beato Bartolomeu Longo.
Longo, advogado italiano, era satanista mas retornou à fé através da influência de Nossa Senhora e do rosário.
A canonização de José Gregorio Hernández, o “médico dos pobres” venezuelano, também deverá ser votada no consistório de 13 de junho, junto com Pietro To Rot, o primeiro beato de Papua-Nova Guiné; Vincenza Maria Poloni, fundadora das Irmãs da Misericórdia de Verona; e Ignazio Maloyan, bispo martirizado no genocídio armênio em 1915.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O consistório acontecerá na sala de consistório do Palácio Apostólico, no Vaticano, com todos os cardeais residentes ou presentes em Roma. Geralmente, o consistório começa com um breve momento de oração.
A Santa Sé também anunciou hoje (21) uma série de liturgias a serem celebradas por Leão XIV no mês que vem, entre elas uma missa na arquibasílica de São João de Latrão, seguida de uma procissão eucarística por Roma até a basílica de Santa Maria Maior para a solenidade de Corpus Christi em 22 de junho.
Segue abaixo a lista completa de missas públicas que Leão XIV vai celebrar no mês de junho:
-
1º de junho: Missa na praça de São Pedro pelo Jubileu das Famílias, Crianças, Avós e Idosos;
-
8 de junho: Missa na praça de São Pedro pela solenidade de Pentecostes e pelo Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades;
-
9 de junho: Missa na basílica de São Pedro em memória da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e no Jubileu da Santa Sé;
-
15 de junho: Missa na praça de São Pedro pela solenidade da Santíssima Trindade e pelo Jubileu do Esporte;
-
22 de junho: Missa na arquibasílica de São João de Latrão e procissão até a basílica de Santa Maria Maior com bênção eucarística na solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo;
-
27 de junho: Missa na praça de São Pedro na solenidade do Sagrado Coração de Jesus e no Jubileu dos Sacerdotes;
-
29 de junho: Missa na basílica de São Pedro na solenidade dos Santos Pedro e Paulo, com a bênção dos pálios para os novos arcebispos metropolitanos.
More Stories
Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis
Dentro da universidade em que o papa Leão XIV se doutorou, o Angelicum
Mais dois bispos têm suas imagens usadas em vídeos falsos pedindo ajuda para criança doente