Com a chegada do inverno, as noites tendem a ficar frias em Campina Grande. A cidade costuma registrar baixas temperaturas variando entre 15,1ºC a 20ºC, entre os meses de junho a agosto. Quem mais sofre com a queda da temperatura são as pessoas que moram em situação de rua. Dormindo nas calçadas, marquises e ao relento, essas pessoas dependem da solidariedade dos homens e mulheres de boa vontade para aliviar o seu sofrimento.
Com ação voltada para essas pessoas, desassistidas de políticas públicas. a Fraternidade Irmãos de Francisco realizará mais uma edição da Campanha do Agasalho, com o objetivo de arrecadar casacos, cobertores, mantas, agasalhos e demais itens que ajudem a amenizar o frio, para distribuição junto aos moradores em situação de rua de Campina Grande.
A ação seguirá até o final do mês de agosto. Oficialmente, a campanha será lançada na noite desta quinta-feira (22), na sede da fraternidade na Rua Vidal de Negreiros, 341, Térreo do Edifício Maria do Socorro, no Centro, próximo à Praça Coronel Antônio Pessoa (Praça da Morgação).
A meta da campanha este ano, conforme explicou o coordenador da Fraternidade, Ramon Torres, é arrecadar mais de 1.200 itens, entre cobertores, agasalhos, mantas e casacos. No ano passado, mais de mil peças de frio foram arrecadas e distribuídas pelos Irmãos de Francisco, ao longo de toda a campanha. O número superou 2023, quando foram entregues mais de 700 cobertores novos, não só aos moradores de rua, mas a outras pessoas que também passam por dificuldades e privações e sofrem com a queda na temperatura.
Todos os anos, desde 2013, a Campanha do Agasalho beneficia centenas de pessoas que vivem nas ruas e enfrentam o frio dos dias e noites de baixas temperaturas na cidade.
As entregas dos itens aos moradores em situação de rua acontecem gradativamente, conforme a Fraternidade recebe as doações e realiza suas ações semanais junto aos irmãos das ruas. A Pastoral de Rua, também faz a entrega em vários bairros da cidade, principalmente em locais como a Favela do Papelão.
Aqueles que desejarem conhecer mais detalhes sobre a campanha e sobre o trabalho dos Irmãos de Francisco podem entrar em contato pelo telefone (83) 99851-1555. A ajuda também pode ser feita via Pix por meio da Chave PIX CNPJ 22.150.744/0001-25.
O coordenador da Fraternidade, Ramon Torres, agradece as doações que serão feitas este ano, e ressaltou que os campinenses são muitos generosos, sempre colaborando com a campanha. Segundo ele, muitos benfeitores têm contribuído para amenizar o frio e o sofrimento dos moradores em situação de rua, nas praças, calçadas e marquises da cidade.
A campanha segue até 30 de agosto.
A Fraternidade Irmãos de Francisco é uma instituição católica que existe há 15 anos e que faz parte das pastorais sociais da Diocese de Campina Grande. Hoje a Fraternidade tem mais de 100 voluntários, que pelo menos duas vezes por semana, estão nas ruas procurando aliviar o sofrimento de uma população invisível aos olhos de muitos.
Uma das ações mais frequentes acontece aos sábados à noite, quando os membros da Fraternidade percorrem as praças e ruas centrais da cidade, distribuindo lanches, água mineral e produtos de higiene pessoal aos moradores em situação de rua, encerrando o percurso na Feira Central.

“É um trabalho gratificante e as pessoas sempre nos acolhem com um sorriso” disse José Isidoro, atual vice-presidente da Fraternidade.
Severino Lopes
PB Agora
More Stories
Após circulação de adesivos, Galdino volta a endossar Hugo Motta para 2026: “Tem a preferência do Republicanos e da base”
TJPB afasta juiz e instaura processo disciplinar para apurar conduta
Paraíba se prepara para manutenção no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco