O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) autorizou, nesta sexta-feira (23), a continuidade das obras do Parque da Cidade, em João Pessoa. A decisão, assinada pelo desembargador José Ricardo Porto, rejeitou um recurso do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que questionava a viabilidade ambiental do projeto, localizado na área do antigo Aeroclube.
A disputa judicial sobre o empreendimento se arrasta desde junho de 2024, quando uma decisão liminar suspendeu o andamento das obras. O processo percorreu diversas instâncias, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e teve momentos de autorização parcial e nova suspensão.
Na decisão, o desembargador destacou que não foram apresentados elementos que justifiquem uma nova paralisação do projeto. Segundo ele, não ficou comprovada a “probabilidade do direito invocado” pela entidade que moveu a ação. O magistrado acolheu, de forma integral, o parecer do Ministério Público, que se posicionou favorável à continuidade da obra, com base em análises técnicas dos órgãos ambientais competentes.
Com a decisão, perde validade a liminar anterior que suspendia os trabalhos no local. O desembargador também determinou o envio de cópias do processo à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, para que sejam apuradas citações à empresa Novatec, mencionada nos autos, mas que não integra diretamente a ação.
O Parque da Cidade é uma das principais obras da atual gestão municipal, e promete transformar a área do antigo Aeroclube em um espaço público com áreas verdes, lazer e equipamentos urbanos. A decisão do TJPB representa um avanço significativo para a retomada definitiva do projeto, que vinha enfrentando embates judiciais desde o ano passado.
Em decisões anteriores, como em novembro de 2024, a Justiça já havia liberado parcialmente a continuidade dos trabalhos. No entanto, no fim de dezembro, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, manteve temporariamente a suspensão, sob o argumento da necessidade de maior rigor na análise sobre possíveis impactos ambientais.
Agora, com a nova decisão, a Prefeitura de João Pessoa está autorizada a seguir com as obras do Parque da Cidade, enquanto o mérito completo do processo segue em tramitação na Justiça.
PB Agora
More Stories
Ricardo Porto aponta questões centrais para continuidade das obras do Parque da Cidade, em João Pessoa
Trânsito na Serra de Santa Luzia é interditado para transporte de pás eólicas
Detran-PB realiza novo leilão on-line de veículos em Campina Grande no dia 2 de junho