Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Relatório do STJD sugere até seis anos de suspensão a Textor

Foi publicado nesta sexta-feira (5) o relatório do STJD da conclusão do inquérito sobre as denúncias feitas por John Textor, dono da SAF do Botafogo, sobre uma possível manipulação de resultados no Brasileirão.

O auditor Mauro Marcelo de Lima, responsável pelo inquérito de número 121/2024, sugeriu uma pena de suspensão de seis anos além de pagamento de multa de R$ 2 milhões ao empresário estadunidense, o que resultaria a maior punição da história.

De acordo com o relatório, as provas apresentadas por Textor são “imprestáveis”, com os sistemas utilizados pelo empresário no relatório da Good Game “não passam de fantasias tecnológicas”.

“A ideia de que um algoritmo pode garantir justiça absoluta no esporte é, infelizmente, apenas um sonho. A confiança depositada nesses métodos pela “Good Game” é, na melhor das hipóteses, uma ilusão quase bem-intencionada e, na pior, um artifício na tentativa de ludibriar as entidades esportivas”, diz o relatório.

“É de se concluir que os sistemas Match-Fix e Ref-Eval da Good Game não funcionam como prometido. As alegações de precisão extrema e a capacidade de detectar manipulações e erros de arbitragem de maneira infalível não resistem a um exame rigoroso”, completou.

O STJD ainda concluiu que as ações de Textor confuguram atos ilícitos desportivos contra a honra de sete entidades desportivas, nove atletas e nove árbitros. Os clubes citados são Palmeiras, Grêmio, Bahia, Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Fortaleza.

Os jogadores citados (todos de São Paulo e Fortaleza) e os árbitros foram mantidos em sigilo no processo.

Leila Pereira comenta sobr o relatório

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira voltou a criticar Textor e chamou o estadunidense de “irresponsável” depois da divulgação do relatório do STJD.

“O relatório reforça o que temos falado nos últimos meses sobre o sr. John Textor. Trata-se de um irresponsável que precisa ser punido exemplarmente pelos crimes que tem cometido contra pessoas, clubes e entidades”, afirmou.

“Estas denúncias mentirosas, feitas mediante a apresentação de provas forjadas, somente prejudicam a credibilidade do futebol brasileiro”, finalizou.

Próximos jogos do Botafogo:

FONTE: ESPN