O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, nesta sexta-feira (23), manter a multa de R$ 5 mil imposta ao candidato a prefeito de Aparecida, Hélio Roque, por ofensas direcionadas a João Neto, atual prefeito e candidato à reeleição. O tribunal rejeitou o recurso de Roque, que havia sido condenado em primeira instância pelo juízo da 63ª Zona Eleitoral.
A condenação original incluiu a retirada de uma entrevista concedida por Hélio Roque a uma rádio, que foi publicada no YouTube. Durante a entrevista, Roque xingou João Neto, chamando-o de “ganancioso” e “desrespeitoso”, além de acusá-lo de “jogar sujo” na campanha.
O relator do recurso, juiz Bruno Teixeira, afirmou que as palavras usadas por Roque ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, configurando propaganda eleitoral negativa e antecipada, o que é proibido pela legislação eleitoral. “As palavras transbordam os limites da liberdade de expressão. Palavras de cunho injurioso e difamatório. Autêntica propaganda eleitoral negativa”, declarou o juiz.
A decisão foi unânime, com os demais membros do TRE-PB acompanhando o voto do relator, o que confirma a punição ao candidato Hélio Roque e reforça o compromisso do tribunal em garantir uma campanha eleitoral justa e dentro dos limites legais.
Redação
More Stories
Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu
Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF