A Justiça Eleitoral iniciou nesta quarta-feira (4) o julgamento de um recurso eleitoral contra a candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras. O relator do caso votou contra a candidatura, deixando a decisão em 1×0. O julgamento foi adiado para sexta-feira (6) após o desembargador Oswaldo Trigueiro solicitar vistas ao processo.
O recurso eleitoral foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por uma coalizão de partidos, incluindo PT do B, Progressistas, MDB, PL, União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade e a Federação PSDB-Cidadania. Eles contestam a candidatura de Chico Mendes, alegando que ele estaria buscando um terceiro mandato consecutivo no Executivo, o que seria inconstitucional.
Chico Mendes foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, e posteriormente foi eleito deputado estadual. Em 2024, ele decidiu concorrer à Prefeitura de Cajazeiras, o que gerou o questionamento por parte do MPE e dos partidos, que interpretam a candidatura como uma tentativa de obter um terceiro mandato subsequente no Executivo, ainda que em um município diferente. O relator do caso reconheceu a validade do recurso, o que pode complicar a situação de Chico Mendes.
Redação
More Stories
João Azevedo destaca acolhimento às famílias ao entregar 247 novas moradias ao lado do Ministro das Cidades na Paraíba
Líder do governo rechaça ‘insatisfações’ na base por conta de encontro entre João, Hugo e Aguinaldo
Câmara de João Pessoa aprova ampliação de novos incentivos fiscais do programa Viva o Centro