O juiz Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, da 30ª Zona Eleitoral de Teixeira, indeferiu o pedido de registro de candidatura do candidato a prefeito da cidade, Edmilson Alves dos Reis, conhecido como Nego de Guri, para as eleições deste ano. A impugnação foi movida pelo candidato Wenceslau Sousa Marques e pela Coligação UNIÃO PELO TRABALHO.
Na ação, foi destacado que “a parte Impugnada (Nego de Guri) foi Prefeito de Teixeira (PB) durante os mandatos de 2013-2016 e 2017-2020, e teve contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) referentes ao Exercício 2014 (Processo TC 04158/15). O parecer foi mantido pela Câmara de Vereadores de Teixeira.
“Ante o exposto, julgo PROCEDENTE a impugnação e, consequentemente, INDEFIRO o registro de candidatura do candidato EDMILSON ALVES DOS REIS para concorrer ao cargo de Prefeito, nas Eleições Municipais de 2024”, diz a decisão do magistrado.
Além do processo na Câmara de Vereadores, Nego de Guri foi citado três vezes pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) na lista de gestores públicos com contas julgadas irregulares e é alvo de diversas denúncias e operações de combate a corrupção.
Nego de Guri foi prefeito de Teixeira entre 2012 e 2020 e sua gestão teve mais destaques nas páginas policiais do que pelos feitos administrativos.
O prefeito; sua esposa, Valdirene Novo dos Reis; seu filho, Edmilson Alves dos Reis Filho; cinco vereadores; e empresários, foram alvos da Operação Recidiva, deflagrada pela Polícia Federal para desarticular uma suposta organização criminosa que fraudava licitações e outros crimes envolvendo obras públicas, desviando recursos públicos em favor próprio e de terceiros.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Nego de Guri e sua “Grande Família” são investigados na Operação Recidiva por fraudes envolvendo obras de construção de uma escola e pavimentação de ruas.
Ainda de acordo com o MPF, os agentes públicos cometerem irregularidades em obras nas áreas de Saúde e Segurança, como a construção de uma unidade básica de saúde e a restauração e reforma da antiga cadeia pública da cidade.
Veja decisão AQUI
Redação
More Stories
Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas
PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado
Pai do presidente do Republicanos-PB, Nabor celebra crescimento da sigla e antecipa partido na majoritária em 2026