LALIGA emitiu uma nota oficial neste sábado (28) informando que “denunciará” e pedirá “prisão imediata” para quem instigar campanhas de ódio contra Vinícius Jr. no clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid. O duelo acontece neste domingo (29), às 16h, e terá transmissão ao vivo no Disney+.
Vinícius Jr. tem sido alvo constante de episódios desta natureza por parte de torcedores do Atléti. Durante a temporada 2022/23, houve, inclusive, um episódio grave, com direito a um boneco pendurado pelo pescoço em uma ponte vestindo uma camisa do brasileiro do Real Madrid, próximo ao CT do clube merengue.
Na última sexta-feira (27), em entrevista à ESPN, Javier Tebas, presidente de LALIGA, defendeu a pena de prisão para pessoas que cometam crime de racismo durante partidas de futebol na Espanha. Além disso, o mandatário disse como Vini Jr. foi fundamental para a mudança de comportamento dos torcedores nos estádios em casos de racismo.
“É uma das coisas que tornou o caso Vinícius diferente”, disse Tebas. “Antes, as pessoas não apontavam, agora apontam o dedo e dizem que não querem essas pessoas no futebol”, finalizou.
O assunto também foi tema da coletiva de imprensa do técnico Carlo Ancelotti. Porém, o italiano desconversou e disse que cabe aos órgãos competentes estarem atentos a situações desta natureza, e que o Real Madrid precisa se concentrar com o que acontece em campo.
“A opinião que eu tenho é que amanhã será um espetáculo de entretenimento. Temos atletas de alto nível dos dois lados, eles vão usar toda a qualidade que têm, então será uma grande partida”, disse Ancelotti.
“Obviamente que não pensamos nisso (possíveis casos de racismo). Nós não falamos sobre isso. A Justiça tem tomado suas ações e decisões a respeito. Nós temos que ter foco, existem outros órgãos para se preocupar com isso, como deve ser”.
Veja abaixo a nota oficial de LALIGA:
A LALIGA informa que denunciará formalmente e solicitará a detenção imediata dos instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e vexatórios no próximo jogo entre Atlético de Madrid e Real Madrid, programado para o dia 29 de setembro de 2024, às 16:00h (de Brasília).
A referida campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente tipificado no Código Penal.
A LALIGA condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça, com a concorrência, ainda, das circunstâncias agravantes dos parágrafos 3 e 4 do art. 510 do Código Penal, “por resultar os fatos aptos a alterar a paz pública”.
A LALIGA não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores.
Além disso, desde a LALIGA, queremos destacar o comportamento cívico e exemplar da grande maioria dos torcedores, que demonstraram um firme compromisso com os valores do esporte. Muitos deles colaboraram ativamente na identificação dos autores de crimes de ódio no passado, como foi o caso dos lamentáveis incidentes relacionados a gritos racistas.
Graças à sua cooperação, pudemos tomar as medidas necessárias para erradicar esse tipo de comportamento e garantir um ambiente de respeito no futebol.
More Stories
Packers atropelam 49ers em jogaço; Seahawks vencem Cardinals
Chiefs só vencem Panthers no fim; Lions atropelam Colts
Liverpool vira contra lanterna e dispara na liderança da Premier League