Executivo de futebol do Grêmio, Luís Vagner Vivian questionou a declaração de Bruno Spindel, diretor de futebol do Flamengo, que, após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro na última quarta-feira (6), se revoltou com a arbitragem, afirmou que ‘tudo é contra’ o Rubro-Negro e chegou até ironizar a CBF.
Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, o dirigente do clube gaúcho destacou que cada diretoria tentará defender os interesses das agremiações que pertencem.
No entanto, Vivian afirmou que uma união é necessária para a evolução do nível de arbitragem no futebol brasileiro e que este tipo de declaração afasta uma unidade entre as equipes em prol do tema.
“Como um dirigente, do clube que seja, é lógico que cada um vai defender a sua camisa, vai vestir a camisa e defender o seu clube, mas eu acho que os clubes precisariam se unir um pouco mais para melhoria real de arbitragem, calendário, de várias coisas, de fair play (financeiro). No momento que alguém defende o seu lado – ele está no direito dele -, ele acaba cada vez mais afastando os outros clubes, e a gente sabe que se não houver uma conexão entre os clubes, as coisas no Brasil vão demorar para avançar ainda em termos de liga, de arbitragem, de profissionalização da arbitragem, de fair play financeiro. E o crescimento do produto, a valorização do produto, do futebol, do jogo, que é o desejo de todo mundo na verdade”, começou por destacar.
Segundo Vivian, os dirigentes são constantemente questionados pelos jogadores, principalmente os que passam anos fora do país e retornam, sobre os critérios – e a falta deles – da arbitragem e do VAR.
A questão da arbitragem é complexa, não é com uma simples declaração que vamos resolver isso. Mas o Grêmio poderia dar a mesma declaração, também tivemos muitos prejuízos com a arbitragem, algumas faltas de critério que vemos hoje. Os jogadores questionam a gente, como dirigente ou corpo técnico, por que é uma coisa aqui e outra ali, principalmente os jogadores que vêm de fora jogar no Brasil, que não entendem até mesmo a falta de critério do próprio VAR, de chamar o VAR. O caminho é a profissionalização (da arbitragem). Assim como os clubes também precisam se profissionalizar cada vez mais e trabalharem mais em união. A arbitragem também precisa dar esse passo. Mas acho que depende da união dos clubes também para isso.”
O que disse Spindel?
Na saída de campo após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro no Independência, o diretor de futebol questionou o árbitro de vídeo sobre a anulação do gol de Alcaraz e o relacionou à segunda partida da final da Copa do Brasil no domingo (10), às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG.
“Estou muito preocupado (para domingo). Sempre quando tem dúvida a decisão é contra o Flamengo. Ele viu o lance do campo, se achasse que a bola tivesse voltado do Alex Sandro teria dado impedimento. Não adianta nada (falar com a CBF), falar para quê?”, disparou.
Neste momento, o Grêmio é o 11° colocado do Brasileirão, com 39 pontos, a cinco do Z-4. Na sexta-feira (8), o Imortal encara o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 33ª rodada.
More Stories
Manchester City anuncia renovação de Guardiola até 2027
Como lesão atrapalhou Quintero de ser jogador do Cruzeiro em 2015
Palmeiras cresce e ‘empata’ em chance de título com o Botafogo