Nesta terça-feira (12), a CBF detalhou o calendário de 2025 do futebol brasileiro com mudanças. As principais a ampliação da disputa do Brasileirão e também uma paralisação durante o Mundial de Clubes, no meio do ano.
Também foi divulgado pela CBF um documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, onde o mandatário detalha tentativas de melhorar o calendário. Uma delas sugerindo uma mudança na classificação dos clubes brasileiros para a CONMEBOL Libertadores – inclusive, com o envio de um ofício à entidade máxima do futebol sul-americano.
No ofício, enviado à Conmebol em setembro deste ano, a CBF sugere o fim da fase de playoffs da CONMEBOL Sul-Americana, além da exclusão dos clubes brasileiros da pré-Libertadores.
Devido à esta segunda sugestão, a entidade máxima do futebol brasileiro solicitou mais uma vaga direta aos clubes brasileiros à fase de grupos da Libertadores via Brasileirão.
“O calendário de competições da FIFA e da Conmebol tem se expandido nos últimos anos, impactando diretamente as datas dos campeonatos nacionais. A introdução dos Playoffs da Sul-Americana, desde 2023, interfere em duas datas do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Além disso, a Copa Intercontinental FIFA e o novo Mundial de Clubes da FIFA para 2025 exigirão, respectivamente, um total de 10 datas no calendário”, diz a nota da CBF.
“Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE nº 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores.”
Conmebol ‘veta’ mudança para 2025
Segundo apurou a ESPN, a CBF enviou o ofício com o intuito de que as mudanças sugeridas pudessem valer já a partir do Brasileirão de 2025. A Conmebol, por sua vez, não aceitou.
Porém, de acordo com o que obteve a reportagem, a entidade máxima do futebol sul-americano aceita discutir tais mudanças para 2026.
Atualmente são 6 vagas para a Libertadores via Brasileirão, sendo quatro diretas e duas para a pré-Libertadores. Caso a mudança seja aprovada pela Conmebol, seriam 5 vagas diretas via Série A.
A Conmebol também distribui vagas diretas à Libertadores para os campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil. O que, inclusive, pode expandir – até mesmo na atual edição – o número de classificados via Brasileirão se os vencedores forem brasileiros.
Já na Sul-Americana, são mais 6 vagas, do 7° ao 12° colocado do Brasileirão. E como na competição apenas os primeiros colocados dos grupos avançam diretamente às oitavas de final, os vice-líderes desde 2023 disputam uma fase de playoff contra os terceiros colocados da Libertadores.
More Stories
São Paulo busca informações sobre Dybala, mas não vê chance de negócio
Richarlison mantém foco na Premier League após procura de brasileiros
Quem são os ‘brasileiros’ no The Best, prêmio que tem Vini Jr. como favorito