Mundial de Clubes de 2025: conheça os potes e as regras do torneio com Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo
O Mundial de Clubes da Fifa de 2025 já tem os potes definidos para o sorteio desta quinta-feira (5), com transmissão ao vivo no Disney+ , a partir das 15h (de Brasília).
O Mundial de Clubes da Fifa de 2025 já tem os potes definidos para o sorteio desta quinta-feira (5), com transmissão ao vivo no Disney+ e no Youtube e TikTok da ESPN , a partir das 15h (de Brasília).
Palmeiras , Flamengo e Fluminense serão cabeças de chave. O Botafogo, atual campeão da CONMEBOL Libertadores, ocupa o pote 3.
Veja os potes do sorteio do Mundial de Clubes de 2025:
Pote 1
Pote 2
Pote 3
Pote 4
Para que o fã de esporte fique por dentro, o ESPN.com.br explica abaixo como funcionará a definição dos grupos.
O formato do novo Mundial, que terá 32 times, contará com os times divididos em quatro potes, cada um com oito equipes. O grupo será formado com um time de cada pote.
A Fifa definiu, no entanto, alguns direcionamentos nas regras para a formação dos grupos.
-
Times da mesma confederação não poderão estar na mesma chave, com exceção da Uefa; ou seja, o Botafogo não poderá cair na mesma chave de Palmeiras, Flamengo, Fluminense ou River Plate, por exemplo;
-
Os times de 5 a 8 da Uefa no pote 2 (Chelsea, Dortmund, Inter de Milão e Porto) serão sorteados para cair nos grupo dos times da Conmebol do pote 1 (Flamengo, Palmeiras, Fluminense e River); já os times de 9 a 12 (Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburg) cairão nas chaves dos clubes da Uefa do pote 1 (Real, City, Bayern e PSG)
-
Times do mesmo país não podem estar no mesmo grupo, incluindo times da Uefa (Real Madrid, do pote 1, não pode cruzar com Atlético de Madrid, do pote 2, por exemplo)
-
Por questão de logística, o Inter Miami estará no grupo A e fará a abertura do torneio; pelo mesmo motivo, o Seattle Sounders estará no grupo B
-
Se os europeus do pote 1 avançarem em primeiro, eles só poderiam se enfrentar na semifinal. O mesmo vale para os sul-americanos – por exemplo, se Palmeiras e Flamengo forem líderes de suas chaves, eles só se encontram em uma possível semi, assim como City e Real Madrid, caso avancem em primeiro (isso faz com que, caso avancem em primeiro e passem pelas oitavas, os brasileiros cabeça de chave provavelmente cruzariam com os europeus do pote 1 em uma possível quartas de final)
Possíveis grupos da morte
Times do pote 1, Flamengo, Palmeiras e Fluminense correm o risco de um cair em um grupo da morte com as seguintes equipes: Chelsea (terceiro colocado da Premier League no pote 2), Al Hilal (de Neymar e cia. no pote 3) e Inter Miami (de Lionel Messi e cia. no pote 4).
Além do Chelsea, o trio brasileiro do pote 1 pode ter pela frente outros três europeus: Dortmund (quinto colocado na Bundesliga), Inter de Milão (terceira colocada no Italiano) e Porto (vice-líder do Português).
Já no caso do Botafogo, integrante do pote 3, a “bomba” pode vir do pote 1, com um Real Madrid ou Manchester City, por exemplo, pelo caminho. Do pote 2, ainda poderia vir a Juventus ou o Atlético de Madrid – nesse caso, apenas se não cair no grupo dos merengues, já que times do mesmo país não se enfrentam nessa fase.
Grupo dos sonhos?
Difícil chamar um grupo que obrigatoriamente reserva um confronto com europeu de “fácil”, mas esboçamos também cenários mais favoráveis aos brasileiros caso contem com a sorte na definição de quinta.
No caso de Flamengo, Palmeiras e Fluminense, é possível uma chave com Porto (pote 2), Wydad Casablanca (pote 3) e Auckland (pote 4).
Para o Botafogo, por conta da certeza de ter um europeu cabeça de chave pelo caminho, é melhor torcer pelo PSG, que já não tem as mesmas estrelas de outrora e vive entre altos e baixos, com Salzburg (pote 2) e o mesmo Auckland (pote 4) completando a chave.
Com o critério da definição dos grupos explicado, o ESPN.com.br montou possíveis grupos da morte e grupos dos sonhos para os quatro times brasileiros envolvidos.
Grupos da morte
Times do pote 1, Flamengo, Palmeiras e Fluminense correm o risco de um cair em um grupo da morte com as seguintes equipes: Chelsea (pote 2), Al Hilal (pote 3) e Inter Miami (pote 4).
Além do Chelsea, o trio brasileiro do pote 1 pode ter pela frente outros europeus: Dortmund, Inter de Milão e Porto.
Já no caso do Botafogo, integrante do pote 3, a ‘bomba’ pode vir do pote 1, com um Real Madrid ou Manchester City pelo caminho. Se for o Real, a maior ‘pedreira’ do pote 2 seria a Juventus. Caso seja o City, o adversário mais forte, na teoria, seria o Atlético de Madrid – times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo.
Grupo dos sonhos
Se é que dá para chamar de fácil, o ESPN.com.br esboçou um cenário mais tranquilo para os brasileiros que derem sorte na definição.
No caso de Flamengo, Palmeiras e Fluminense, a chave seria a seguinte: Porto (pote 2), Wydad Casablanca (pote 3) e Auckland (pote 4).
Para o Botafogo, por conta da certeza de ter um europeu pelo caminho, o ‘mais tranquilo’ seria o PSG vindo do pote 1, além de Red Bull Salzburg (pote 2) e Auckland (pote 4) completando a chave.
Onde assistir ao sorteio do Mundial de Clubes
O sorteio do Mundial de Clubes acontece nesta quinta-feira (5), com transmissão ao vivo no Disney+ no Youtube e TikTok da ESPN, a partir das 15h (de Brasília).
More Stories
LALIGA: Real Madrid perde do Athletic Bilbao e fica mais distante do Barcelona
Corinthians garante vaga na Copa do Brasil de 2025 com vitória sobre o Bahia
Corinthians pode igualar recorde que só dois clubes conseguiram no Brasileirão