O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), está nos preparativos para a reforma administrativa de sua gestão, com ajustes esperados na composição do governo municipal para 2025. A renovação de algumas pastas é uma tentativa de fortalecer a equipe e manter a governabilidade da capital paraibana, com foco na manutenção de aliados e ajustes estratégicos após o pleito de 2024.
Uma das primeiras confirmações já divulgadas foi a manutenção de Janildo Silva à frente da Secretaria de Comunicação. O jornalista continua como peça-chave no governo, mantendo sua posição no comando da pasta e consolidando seu papel na articulação política e na gestão da comunicação da Prefeitura.
Nos bastidores, há grande expectativa com relação a novos nomes. Um delas seria a nomeação do presidente estadual do PT, Jackson Macedo, para algum cargo estratégico no novo governo. Embora ainda não haja confirmação oficial, a movimentação política aponta para um possível convite para integrar a gestão municipal, consolidando a aliança entre Cícero Lucena e o PT firmada no segundo turno de 2024 e mantida para o próximo ciclo.
Entre as mudanças que caminham para a concretização, destaca-se a escolha do vereador Mikika Leitão (MDB) para a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). A nomeação já é vista como um fato consumado, com anúncio aguardado nos próximos dias. Mikika, que não conseguiu se reeleger, será valorizado pelo prefeito, sendo apontado como um nome com forte influência política, especialmente com o apoio do deputado Felipe Leitão (PSD), filho de Mikika e marido da prefeita eleita de Bayeux, Taciana Leitão (PSB). A decisão fortalece os laços com aliados importantes, além de reforçar a política de valorização dos que, mesmo derrotados nas urnas, seguem sendo peças centrais na articulação política de Cícero.
Além disso, outro movimento importante que estaria sendo articulado nos bastidores é a ascensão do vereador Bruno Farias (Avante) à Secretaria de Meio Ambiente. Apesar de não ter sido reeleito, Farias foi um dos principais aliados de Cícero Lucena. Ele deverá substituir Welison Silveira, que permanecerá como secretário-adjunto, ajudando a dar continuidade aos projetos ambientais da capital.
As movimentações ainda apontam que nomes como o de Flávio Moreira, presidente estadual do Partido Agir, também estão sendo mencionados para integrar a gestão municipal. Moreira, que comanda a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), declarou recentemente que está pronto para contribuir com a gestão de Cícero Lucena, especialmente após a expressiva votação do partido nas eleições de 2024.
Além dele, também é cogitada para uma pasta de destaque Alyne Moreira, vice-presidente estadual do Agir, que obteve uma votação significativa na eleição de 2024, conquistando a primeira suplência.
A vereadora eleita Jailma Carvalho (PSB) também surge como nome forte para uma secretaria, mas a prioridade parece ser sua atuação na Câmara Municipal, como já foi apontado pelo secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), em recente entrevista. Isso favorece a movimentação política de Alyne Moreira, fortalecendo a presença feminina no governo de Cícero Lucena.
Outro nome que recentemente também se colocou à disposição para integrar o primeiro escalão da gestão municipal foi o vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP). Ele, que é policial civil de carreira, não descartou a possibilidade de assumir a Secretaria de Segurança Municipal. “Coloquei meu nome à disposição”, disse.
A composição final do novo secretariado de João Pessoa deve ser anunciada em breve, mas, nos bastidores, as articulações seguem intensas e as expectativas são altas para os próximos movimentos políticos da gestão. O prefeito Cícero Lucena tem a missão de manter o equilíbrio político e, ao mesmo tempo, proporcionar uma administração eficiente e alinhada com as necessidades da população.
PB Agora
More Stories
João Azevêdo presta conta das ações do governo em 2024 e detalha volume de obras em andamento na PB, nesta 2ª
Prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino deixa divergências de lado e abre as portas para diálogo com Governo do Estado
Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas