Duas especulações recentes agitaram o mercado da bola e causaram alvoroço entre torcedores: uma possível contratação do francês Pogba pelo Corinthians e do argentino Dybala pelo São Paulo. Qualquer notícia de um craque internacional no futebol brasileiro sempre repercute, e há vários exemplos ao longo da história, desde Cruyff, ainda na década de 1970, até Cristiano Ronaldo, em tempos bem mais recentes.
A ESPN separou jogadores que foram sonho de equipes nacionais, mas que, no fim, não vieram ao Brasil por diferentes motivos.
Cruyff
O craque holandês Johan Cruyff, um dos maiores jogadores da história, poderia ter desfilado seu talento pelo Fluminense. Em 1976, o atleta veio ao Brasil em uma excursão para amistosos festivos. O Tricolor carioca estava envolvido na organização por meio do presidente Francisco Horta e esperava que a passagem pelo país pudesse convencer o jogador a assinar com a equipe no ano seguinte, quando o contrato com o Barcelona encerraria. A ideia, porém, não se concretizou. Cruyff, apesar de toda repercussão da excursão, ficou mais tempo no futebol espanhol.
Maradona
Maradona, ídolo argentino e mundial, também foi especulado no Brasil – e por mais de um time. Em 1992, foi sonho do Palmeiras. Em 1995, o Santos chegou a fazer uma proposta pelo então jogador, já consagrado. A possível contratação tinha envolvimento de uma agência de Pelé, o que animou o atleta. O entrave, porém, ficou por conta do alto valor que envolveria o negócio. Antes de tudo isso, ele poderia ter ido para a Portuguesa por um preço muito menor. Em 1982, quando ainda tinha 21 anos e era uma promessa, foi oferecido pelo Argentinos Juniors a Manuel Gregório, presidente da Lusa, por 300 mil dólares. A ideia, no entanto, não empolgou o mandatário.
Riquelme
Outro craque argentino que fez os brasileiros sonharem em vê-lo vestindo a camisa de seus clubes foi Riquelme. Em 2013, o presidente do Palmeiras à época, Arnaldo Tirone, chegou a dizer que a contratação estava próxima. O mandatário afirmou que o negócio estava 50% fechado e que o meia queria jogar no Alviverde para levar o clube, rebaixado no ano anterior, de volta à elite. A contratação, porém, nunca aconteceu. O astro também foi alvo de especulação de Flamengo, Corinthians e Fluminense.
Figo
Figo, que foi eleito melhor do mundo pela Fifa em 2001, foi sonho do São Paulo quatro anos depois, em 2005, em meio a um desmanche do time galáctico do Real Madrid. O treinador Emerson Leão, à frente do Tricolor à época, disse que tinha interesse no jogador português e que faria um convite para que ele atuasse na equipe por pelo menos seis meses, mas o presidente são-paulino, Marcelo Portugal Gouvêa, disse que era importante não dar falsas esperanças. A especulação não avançou.
Del Piero
O Flamengo foi atrás de Del Piero entre 2012 e 2013. O craque italiano, na ocasião, estava com 38 anos e de saída da Juventus, onde foi ídolo. Ele optou, no entanto, por aceitar uma proposta do futebol australiano. “Eu não quero deixar as coisas pela metade. Sou infinitamente grato por terem pensado em mim e porque me quiseram para a próxima temporada. Estamos falando de um time fantástico como o Flamengo e um país como o Brasil… Não posso dizer que não pensei a respeito. Eu não disse não ao Flamengo, mas sim ao Sydney. É diferente”, contou, em entrevista ao Corriere dello Sport, à época.
Buffon
Outro italiano que poderia ter parado no Brasil é Buffon. Em 2019, quando estava de saída do PSG, surgiu uma especulação de que o jogador teria sido procurado pelo Fluminense. Ele tinha uma certa relação com o clube carioca por conta dos filhos. Em 2013, durante a Copa das Confederações, os filhos usaram a camisa do Tricolor. “É uma paixão que se iniciou por meio dos meus filhos. Pois viram, gostaram e compraram a camisa do time no Brasil. E agora levamos o Fluminense no coração”, disse o goleiro, ao ge, em 2015. Apesar disso, nunca chegou a atuar pela equipe.
Eto’o
Em 2015, em mais uma especulação a partir de saída de craque de um clube, Eto’o foi especulado no São Paulo. A contratação seria para repor a ausência de Kaká, que havia ido para o Orlando City. O camaronês, porém, passou longe do Brasil e foi atuar na Sampdoria, da Itália.
Yaya Touré
Em 2020, o Botafogo negociou por um bom tempo com Yaya Touré, ex-Barcelona e Manchester City. O Glorioso desistiu quando veio à tona que o marfinense tinha um acordo com Leven Siano, então candidato à presidência do Vasco, para jogar no cruzmaltino. Apesar de tudo, ele não foi para nenhuma das equipes e sequer jogou no futebol brasileiro.
Balotelli
Balotelli, na mesma época de Yaya Touré, foi especulado no Vasco. Fabio Cordella, um empresário ligado a Leven Siano, que seguia como candidato à presidência, disse que o italiano queria atuar pela equipe. O atacante também já foi especulado no Corinthians e Flamengo, mas nunca rolou.
Griezmann
O francês Griezmann foi especulado no Grêmio no fim de 2023 para substituir ninguém menos que Luis Suárez. Tudo, porém, não passou de sonho. O jogador foi questionado sobre a possibilidade e foi sincero. “Gosto muito do Brasil, adoro as pessoas, mas não me vejo jogando no Brasil”, disse, à TNT Sports.
Drogba
O Corinthians tentou a contratação de Drogba em 2017. O Timão afirmou ter conversado com o atacante, mas a negociação não avançou. Quando comunicou que o jogador não viria, o Alvinegro chegou a publicar uma nota oficial agradecendo “pelas conversas nas últimas semanas”. O próprio jogador usou as redes sociais para também agradecer e exaltar o carinho dos torcedores corintianos.
Anelka
A especulação de Anelka no futebol brasileiro em 2014 foi uma das que mais repercutiram. O presidente do Atlético-MG à época, Alexandre Kalil, chegou a fazer uma postagem nas redes sociais afirmando: “Anelka é do Galo”. O jogador, porém, nunca foi para o clube. O atacante chegou a dizer que o acordo estava 95% fechado e melou por conta do anúncio antecipado e do fato de o clube ter enviado apenas uma passagem de avião a ele, quando também havia pedido uma para o empresário.
Cristiano Ronaldo
O astro Cristiano Ronaldo recebeu uma proposta do Corinthians, segundo o ex-presidente Duilio Monteiro Alves, antes de ir para o Al Nassr, onde chegou no começo de 2023. “A gente fez uma proposta do salário igual ao do Manchester United, dois anos de contrato, que é muito, mas é viável dentro da posição dos patrocinadores. Mas a proposta que veio de lá (Al-Nassr) é 20 vezes maior”, disse o ex-mandatário, à Band. O português revelou que recebeu propostas do Brasil, sem citar de qual clube.
More Stories
LeBron ultrapassa Kareem e se torna jogador com mais minutos na história na NBA
Vasco encaminha primeiros reforços e tem próximos alvos no mercado
Vasco: dono do Monaco, bilionário russo deixa briga para comprar SAF