O “presente de Natal” da torcida do São Paulo foi a contratação de Oscar, que retornou ao Tricolor após quase 15 anos fora. E o jogador, anunciado no dia 24 de dezembro, certamente não será o único que chega no Morumbis para o início de 2025.
Em uma temporada em que mais uma vez o time disputará a CONMEBOL Libertadores, grande paixão do torcedor, o São Paulo, passando por um momento financeiro conturbado, não tem condições de fazer grandes investimentos em reforços, mas não é por isso que ao menos mais dois atletas devem chegar.
Embora Luis Zubeldía já tenha citado a necessidade de “cinco reforços no mínimo”, as prioridades são as duas laterais, esquerda e direita, e quem confirma isso é Carlos Belmonte, diretor de futebol do Tricolor: “A principal posição que a gente precisa, óbvio, pela saída do Welington, é a lateral-esquerda. Se o Rafinha não ficar, vamos precisar também de um lateral-direito. E nós só temos um jogador nessa posição de meia-armador, que hoje basicamente quem joga é o Luciano, algumas vezes o Lucas também por dentro, mas precisamos de mais um jogador nessa função. Basicamente, são essas três posições que a gente olha com um olhar diferente. Se for em grau de prioridade, a prioridade nesse momento é o lateral-esquerdo, porque a gente já sabe que o Welington vai embora”, disse, em entrevista ao ge, alguns dias atrás, antes de oficializadas a saída de Rafinha e a chegada de Oscar.
A estratégia no mercado é simples. Para conseguir dinheiro para buscar jogadores, o clube está se desfazendo de outros. Nesta reta final de 2024, devem sair ao menos dez atletas, como o já citado ex-capitão Rafinha, já oficializado no Coritiba, Rodrigo Nestor e Michel Araújo, que devem ir para o Bahia, Wellington Rato, perto do Vitória, além de vários outros atletas com menos espaço que também saíram, como Raí Ramos, Matheus Belém e Jamal Lewis.
A ala esquerda vem atormentando o torcedor há cerca de um ano, desde a saída de Caio Paulista para o Palmeiras. Nesta temporada, Welington foi titular absoluto, mas ele, em fim de contrato, está de mudança para o Southampton, da Premier League. Por isso, a possibilidade é que cheguem até dois atletas para o setor.
O favorito é Wendell, jogador do Porto e com passagens pela seleção brasileira. A negociação parece encaminhada, mas ainda falta o aval do time português, que deve receber Moreira, por empréstimo, como compensação.
E já que perdeu Rafinha e pode ficar sem Moreira, a lateral-direita também virou uma prioridade, já que o único jogador do setor que permanece é Igor Vinícius, titular, mas que não agrada grande parte da torcida.
Entre os nomes especulados, o mais famoso é o do argentino Gonzalo Montiel, atualmente no Sevilla. Porém, o jogador, que converteu o pênalti que deu o título mundial para a Argentina em 2022, tem bastante mercado e custa caro, dificultando as negociações para um clube cheio de dívidas e com obrigações de não gastar mais do que arrecada.
Para os outros setores, o São Paulo não descarta possíveis contratações, mas elas devem acontecer apenas em oportunidades de mercado. A prioridade para completar o elenco deve ser apostar em jovens da base, e ao menos cinco jogadores que conquistaram a Copa do Brasil sub-20 recentemente, e que disputarão a Copa São Paulo em 2025 devem subir para o time principal a partir do Campeonato Paulista.
More Stories
Mattos revela condições para contratação de Sergio Ramos no Cruzeiro
Wolverhampton vence United com golaço olímpico de Matheus Cunha
Quem é Gustavo Quinteros, técnico acertado com o Grêmio