Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra a atual prefeita, a candidata eleita e o vice-prefeito eleito de São José do Brejo do Cruz, município localizado no Sertão paraibano. A denúncia foi apresentada pelo Partido Progressistas (PP), que acusa os envolvidos de abuso de poder político e econômico.
Entre os pedidos da ação estão a cassação dos diplomas, a declaração de inelegibilidade dos investigados e a aplicação de multas. O PP alega que a prefeita Ana Maria teria favorecido as candidaturas de Kledyanne Cristina da Silva Gomes, eleita prefeita, e de Erivaldo Bernardino, eleito vice-prefeito, por meio de supostas irregularidades.
As acusações incluem manipulação contábil para dificultar a fiscalização e beneficiar a distribuição de bens durante o ano eleitoral. Uma das principais irregularidades mencionadas é o registro inadequado de despesas relacionadas à aquisição de materiais para distribuição gratuita, como gêneros alimentícios e materiais de construção. Esses gastos teriam sido registrados como “Material de Consumo” (elemento de despesa nº 30), quando deveriam constar como “Materiais, bens ou serviços para distribuição gratuita” (elemento nº 32).
Além disso, a denúncia aponta a contratação excessiva de servidores temporários com fins eleitoreiros, reforçando a alegação de uso indevido dos recursos públicos no período eleitoral.
Redação
More Stories
Romero defende critério de pesquisa para definir candidato da oposição ao governo da PB em 2026
Efraim endossa proposta de Romero para que pesquisa defina nome da oposição para disputar o Governo da PB em 2026
Após Gusttavo Lima sinalizar intenção de se candidatar a presidente, Cabo Gilberto “abre portas” do PL para cantor