Assim como o jovem Davi, em Israel, que de maneira surpreendente e quase instantânea desarticulou o exército filisteu que ameaçava Israel e seu povo, derrotando o gigante Golias, o deputado federal Nikolas Ferreira, de 28 anos (PL-MG), conseguiu desarticular a área econômica do governo Lula. Com isso, ele pôs fim, de uma vez por todas, à polêmica sobre a possível taxação do PIX pela Receita Federal — um tema que vinha tirando o sono de milhares de brasileiros, especialmente da classe mais pobre. Este grupo se via em uma luta perdida, sem saber como reagir, mas vivendo com o medo constante de ver suas economias sendo diminuídas.
Durante o recesso parlamentar, o menino prodígio Nikolas Ferreira retirou-se para seu escritório, possivelmente em sua residência em Belo Horizonte. Com um celular em mãos, gravou um vídeo de apenas quatro minutos, que, em poucas horas, ultrapassou a marca de duzentos milhões de visualizações — um feito inédito. No vídeo, ele detonou o plano do governo federal, causando um impacto imediato. O governo, acuado, não teve outra opção a não ser recuar, anunciando que o tema da taxação do PIX estava encerrado. A mensagem foi clara: “O PIX é intocável. Trabalhador brasileiro, pode dormir em paz e continue com seu trabalho.”
O alívio foi grande, mas a dúvida persiste. O medo e a incerteza que dominaram a população, especialmente os mais vulneráveis, foram intensos. Muitos se perguntam se o governo não voltará a atacar o tema mais adiante. Afinal, como diz o ditado, “gato escaldado tem medo de água fria”. Embora tenha ocorrido um retrocesso temporário, ainda existe a preocupação de que o governo, em algum momento, possa dar um passo à frente, talvez com uma nova abordagem sobre o tema.
O fato é que, no campo da comunicação, o governo Lula tem deixado a desejar. Seus oponentes, como Nikolas Ferreira, estão à frente, sabendo explorar as brechas e transmitir suas mensagens de forma mais eficaz. Agora, resta saber como o deputado irá administrar esse capital político conquistado e qual será o próximo passo em sua trajetória. O que virá a seguir ainda é incerto, mas o protagonismo de Nikolas Ferreira, no momento, é inegável.
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
More Stories
Fecomércio RJ celebra inclusão do Tax Free proposto por Veneziano quando deputado na reforma tributária
Câmara cogita aumentar número de deputados para atender decisão do STF; entenda como a Paraíba seria prejudicada
Líder governista destaca legitimidade da postulação de Galdino e garante que todos serão ouvidos na construção da chapa de 2026