Novak Djokovic prova, cada vez mais, que a idade é realmente só um número. Nesta terça-feira (21), o sérvio de 37 anos deu um show de tênis em cima do espanhol Carlos Alcaraz, de 21, e o venceu por 3 sets a 1 (parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4), pelas quartas de final do Australian Open, torneio que tem transmissão de todas as quadras pelo Disney+.
No confronto, que durou 3h37min, Djoko viu o adversário, quatro vezes campeão de Grand Slam, sair na frente, mas depois jogou com enorme autoridade, deixando o rival visivelmente frustrado e reclamando muito com a arbitragem.
No decorrer da partida, o sérvio, que chegou a 99 vitórias em Melbourne, também aproveitou para provocar a torcida em vários momentos, colocando o dedo na orelha, mandando beijos e tentando transformar vaias em aplausos na Rod Laver Arena.
Vale lembrar que, no último domingo (19), ele foi duramente criticado pelos fãs por ter se recusado a dar entrevista pós-jogo.
Na semifinal, que será a sua 50ª de major na carreira, Novak enfrentará o alemão Alexander Zverev, que passou pelo norte-americano Tommy Paul por 3 sets a 1 na madrugada desta terça.
O sérvio tenta seu 11º título do Australian Open, depois de ser campeão em 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e 2023, e o 25º em Grand Slams.
Os outros duelos de quartas serão entre o italiano Jannik Sinner e o australiano Alex de Minaur e entre o norte-americano Ben Shelton e o italiano Lorenzo Sonego.
Todas as partidas terão transmissão AO VIVO pelo Disney+.
O primeiro set da partida durou quase uma hora e foi emocionante, com os tenistas dando tudo de si e quebrando saques de forma sucessiva, fazendo a torcida se levantar em Melbourne. Na parte final, porém, o espanhol foi estratégico e jogou no limite para fechar em 6/4, abrindo vantagem.
Djokovic, porém, usou toda a sua experiência para pressionar o adversário durante todo o segundo set, deixando a parcial equilibrada até os games decisivos. Com Alcaraz nervoso e reclamando seguidamente com a arbitragem, o sérvio deu o “bote” e fechou também em 6/4, empatando o duelo.
A partida era excelente, e o terceiro set foi novamente cheio de emoção e imprevisibilidade. Djoko quebrou Alcaraz, mas o espanhol devolveu e deixou os fãs de pé nas arquibancadas. Só que o sérvio estava impossível, voltou a quebrar o rival no 8º game e colocou o dedo no ouvido, provocando os torcedores e deixando o clima ainda mais elétrico na quadra. Em seguida, Novak encerrou em 6/3.
Sentindo o “cheiro de sangue”, o “tubarão” Djokovic entrou no quarto set com moral elevada e seguiu dominando a quadra na Austrália, chamando o público e pedindo aplausos a cada grande ponto vencido.
Alcaraz ainda tentou lutar, evitando uma quebra de saque que parecia certa no 7º game. O espanhol tentou cansar o rival com longos ralis (um deles chegou a 33 rebatidas), mas o decacampeão do Australian Open segurou a pressão na base da experiência e encerrou o jogo com um novo 6/4 para ir à semifinal.
Foi a 3ª vitória de Djoko sobre o adversário em quadra de piso duro, a primeira em um Grand Slam.
More Stories
Victoria Barros sofre ‘pneu’, é eliminada por rival de 18 anos e encerra campanha histórica no Australian Open juvenil
O presente que Stephen Curry já deu para astro dos Kings
Murillo renova com o Nottingham Forest até 2029