Kevin Durant se tornou o oitavo jogador na história da NBA a marcar 30.000 pontos na liga. Ele bateu a marca com um lance livre no fim do terceiro período da derrota de 112 x 119 para o Memphis Grizzlies na terça-feira.
O ala de 36 anos do Phoenix Suns, eleito para seu 15° All-Star, se junta a LeBron James (41.623 pontos), Kareem Abdul-Jabbar (38.387), Karl Malone (36.928), Kobe Bryant (33.643), Michael Jordan (32.292), Dirk Nowitzki (31.560) e Wilt Chamberlain (31.419) no clube dos 30 pontos. Julius Erving também bateu a marca se somarmos sua pontuação na NBA e na ABA (liga concorrente que se fundiu com a NBA nos anos 1970 (30.026).
Durant foi o cestinha da temporada em quatro oportunidades e segue como um pontuador de elite em seu 17° ano na liga. Em 2024-25 ele está com médias de quase 27 pontos com aproveitamento de 52%. Ao longo da carreira, ele marcou 17.566 em suas primeiras nove temporadas, pelo Oklahoma City Thunder e pelo Seattle Supersonics (durante seu primeiro ano, em 2007-08). Ele também jogou pelo Golden State Warriors (5.374 pontos), Brooklyn Nets (3.744) e os Suns (3.324).
“Ele é provavelmente um dos chutadores mais incríveis que já estive ao redor,” disse o técnico dos Suns, Mike Budenholzer. “E meus times jogaram contra ele em muitas noites também. Então é bem legal estar ao seu lado. Ele pode arremessar por cima dos marcadores por conta da sua altura e do seu controle de bola. Se ele não é o criador de arremessos mais incrível, não sei quem é.”
Em entrevista após a partida, Ja Morant, armador dos Grizzlies, concordou com Budenholzer, e adicionou: ‘ele é um dos melhores. Ninguém chega em 30 mil pontos nessa liga. Então, toda a reverência a ele. E espero que ele continue. Ainda quero vê-lo longe.”
Na coletiva pós-jogo, Durant foi avisado que Nowitzki e Hakeem Olajuwon celebraram a conquista. “Sou especialmente grato a esses dois. Quero dizer, eu ‘roubei’ tanto do Dirk e do Hakeem que chega a ser criminoso. Eu sempre me inspirei nos melhores, sempre quis chegar no mesmo nível. É muito empolgante para mim ser um jogador da NBA. Mas eu sempre me inspirei nesses caras. E estar ao lado deles é surreal.”
O recorde de Durant aconteceu menos de uma semana após uma conturbada trade deadline recheada de especulações sobre uma possível troca do astro.
“Eu sou parte do negócio”, disse Durant para a imprensa na segunda-feira. “Todo mundo compra e vende nessa liga. Qualquer um pode ir a leilão, eu entendo isso. Então é só voltar para a quadra e tentar jogar o jogo que eu amo. Mas faz parte do negócio, todos temos que entender isso.”
No fim das contas os Suns não fizeram grandes movimentações na trade deadline. A franquia enviou o pivô Jusuf Nurkic, que estava fora da rotação, para o Charlotte Hornets e manteve todo o restante intacto. Semanas antes, havia trocado pelo pivô Nick Richards. O trio formado por Durant, Devin Booker e Bradley Beal segue pelo menos até o fim da temporada, enquanto a equipe tenta recuperar ritmo e brigar na parte de cima da tabela.
Durant terminou a partida contra os Grizzlies com 34 pontos, acertando 12 dos 18 arremessos que tentou.
More Stories
Rony aceita proposta do Atlético-MG e aguarda acerto com Palmeiras
Real Madrid vence City nos acréscimos com brilho de Vinicius Jr.
A missão de Alcaraz para ‘devolver’ milhões ao Flamengo