O raio pode cair várias vezes no mesmo lugar. Pelo menos na família Assis Moreira quando o assunto é futebol. Tanto é que João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho, segue os passos do pai e do tio, Assis.
Aos 19 anos, o garoto, que já atuou na base do Cruzeiro, fez parte da formação como atleta no Barcelona, clube em que seu pai se tornou um dos maiores jogadores da história. No entanto, o destino o levou para a Inglaterra.
Atualmente no Burnley, João Mendes faz processo de adaptação no clube inglês com o time sub-21 de olho em uma oportunidade no time principal. Em entrevista exclusiva à ESPN, ele explicou como tem sido o processo, desde a saída do Barcelona às inevitáveis comparações por ser filho de quem é.
“Quero ser o João, independentemente de qualquer coisa. Nunca tentei ser meu pai, nunca quis ser meu pai. Então sair um pouco da onde ele jogou (Barcelona) foi um bom começo e um bom passo pra mim. Acho que as pessoas de fora querem que você seja algo que você não vai ser nunca, querendo ou não, né? É bom estar aqui”.
Só que uma mudança para o jogador de futebol vai muito além das quatro linhas. Trocar a Espanha pela Inglaterra engloba uma nova cultura, ambiente e temperatura. E o frio sofrido em Burnley foi um choque de início.
“É difícil no começo, não dá pra negar. Ainda mais agora no inverno e aqui, como é o norte, é um pouco pior”, disse João, revelando a “receita” para driblar as baixas temperaturas. “Botando uma luva, duas meias, a gente se vira”.
Atualmente, Burnley é uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes. No entanto, o pacato local é um contraste em relação à paixão dos torcedores pelo futebol.
“Mesmo sendo uma cidade pequena, as pessoas são bem apaixonadas e ligadas ao futebol. Você pode ver pelos jogos aqui, pois (a torcida) sempre lota o estádio. Eu acho isso muito legal daqui, a conexão que eles têm com o clube é muito grande”, disse João, para falar da chegada ao Burnley e a preparação com o time sub-21 enquanto o profissional disputa a Championship de olho na Premier League.
“Eles me deram esse tempo pra me adaptar ao futebol, entender um pouco o sistema de jogo deles. E daí a gente vai ver como que vai acontecer. O time tá para subir pra Premier League, isso para um jogador jovem como eu, acho que é um bom lugar pra se começar profissionalmente”.
Pai não queria filho no futebol
Apesar de ter seguido o caminho de Ronaldinho, João admitiu que nem o pai, nem sua mãe gostavam muito do seu futuro no futebol.
As inevitáveis comparações eram o principal temor para João Mendes no início da carreira. No entanto, a paixão do garoto pelo esporte superou qualquer empecilho na busca pelo seu sonho.
“Meu pai, minha mãe nunca quiseram muito que eu seguisse, por conta do que eles já sabiam que ia acontecer. Mas quando a paixão fala mais alto, a gente não pode fazer nada”, disse João, que leva na boa as perguntas sobre o pai.
“É uma linha bem tênue, porque tem gente que passa do limite, tem gente que não passa, mas pra mim sempre foi um orgulho ser filho de quem eu sou. Meu pai foi um dos melhores senão o melhor que já jogou. Então ser filho dele, poder falar sobre ele, é orgulho. E eu tento correr atrás do meu, tento não colocar meu pai no meio das coisas, procuro jogar meu futebol do meu jeito, sem pressão”.
A expectativa para João, e os torcedores do Burnley, é o dia que Ronaldinho irá visitar o clube. “No mundo inteiro não tem um lugar que ele chegue que ele não vai parar o lugar. Acho que ele foi grande assim, ele com certeza vai vir algum dia. Ele fica feliz, assim como qualquer pai fica com o filho realizando seu sonho”, finalizou.
More Stories
UFC: brasileiro é nocauteado de forma brutal ainda no 1° round em Seattle
Lakers encerram tabu contra os Nuggets em grande noite de Doncic
Atlético-MG vence Tombense e vai em busca do hexa no estadual contra o América