Os confrontos entre os líderes são algumas das partidas mais aguardadas na NBA. Uma das questões que tornam os embates tão especiais são a imprevisibilidade de suas ocorrências. O calendário lançado no início da temporada não permite prever os duelos entre os primeiros colocados, ‘apenas’ os clássicos e possíveis duelos entre grandes jogadores. Por isso, os fãs da liga foram agraciados com a batalha entre Cleveland Cavaliers, líder da Conferência Leste, e Memphis Grizzlies, vice-líder do Oeste. No fim, melhor para os Cavs: 129 x 123.
Os Grizzlies começaram com a mão quente nos chutes longos. Ja Morant e Luke Kennard deixaram a equipe na liderança nos primeiros minutos, resistindo ao ritmo intenso dos Cavs. Em compensação, embora não estivessem com bom aproveitamento do perímetro (com exceção de Donovan Mitchell), os anfitriões conseguiram tomar a liderança a partir do domínio nos rebotes ofensivos, gerando um maior volume nos arremessos.
A tônica se manteve no segundo período. As bolas para três pontos de Cleveland continuaram sem cair, enquanto Mitchell e De’Andre Hunter lideravam a equipe nas infiltrações, seja encontrando o aro ou sofrendo faltas e indo para a linha de lance livre. Ainda assim, a diferença se manteve em uma ou duas posses durante todo o tempo.
Na volta do intervalo os Cavs seguiram melhores. Outros atletas começaram a participar da pontuação, desorientando a defesa de Memphis. A vantagem perto dos dois dígitos, mas uma confusão generalizada mudou a história do período. Numa disputa de bola entre Mitchell e Desmond Bane os dois atletas se engalfinharam, atraindo a atenção dos companheiros mais próximos. Rapidamente a situação escalou e todos os elencos e comissões técnicas foram envolvidas.
Apesar do tumulto, a confusão se dissipou rápido, gerando faltas técnicas para ambos os lados, que se anularam. Mas daí para a frente os Grizzlies melhoraram, principalmente na linha do lance livre, e voltaram a encostar no placar.
Mas na última parcial os Cavs mostraram o porquê são os líderes do Leste. Evan Mobley e Jarrett Allen – os mais altos do time – entraram de vez na partida, aproveitando o acúmulo de faltas dos pivôs dos Grizzlies. Mas a resposta veio rápido, com Ja Morant e Jaren Jackson Jr. centralizando as ações ofensivas e mantendo a diferença acessível. Foi quando entrou em cena Ty Jerome. O sexto homem de Cleveland anotou 15 pontos no período e manteve os donos da casa na liderança. No minuto final Mitchell acertou uma importante bola de três, minando as chances de Memphis: 129 x 123.
O resultado mantém os Cavs na liderança da Conferência Leste a seis jogos de distância do Boston Celtics. Já os Grizzlies seguem na vice-liderança do Oeste, mas empatam a campanha do Denver Nuggets, que joga amanhã.
Próximos jogos
Os Cavs voltam à quadra na terça-feira (25), às 21h30 (de Brasília), fora de casa, contra o Orlando Magic. Os Grizzlies jogam pouco depois, às 22h (de Brasília), em Memphis, contra o Phoenix Suns.
Estatísticas
-
Donovan Mitchell: 33 pontos e 6 rebotes;
-
Ty Jerome: 26 pontos, 5 rebotes e 4 assistências;
-
Evan Mobley: 25 pontos, 13 rebotes, 8 assistências e 3 tocos;
-
Jaren Jackson Jr.: 22 pontos, 3 rebotes e 4 assistências;
-
Ja Morant: 21 pontos e 10 assistências;
-
Luke Kennard: 19 pontos e 4 rebotes;
More Stories
Como clássico na Europa obrigou até grandes marcas a mudarem de cor
Neymar comenta polêmica entre grama natural e sintética no Brasil
Jornal diz que Vini Jr segue sendo ‘farol’ do Real: ‘Furacão’