O Palmeiras irá à Conmebol para entender o que poderá ser feito após Luighi e Figueiredo, atletas do time sub-20 do Alviverde, terem sofrido ofensas racistas com gestos por parte da torcida adversária durante a vitória por 3 a 0 diante do Cerro Porteño, pela fase de grupos da Libertadores sub-20, ocorrida na noite da última quinta-feira (6), no Paraguai.
A ESPN apurou que o clube paulista “fará tudo o que está no alcance” para que o caso não passe impune. A reportagem também consultou a Conmebol, que está reunindo imagens do ocorrido, mas dá como certo internamente de que haverá a abertura de uma investigação sobre o caso.
Na saída de campo, Luighi, que chegou a receber uma cusparada de um torcedor, fez um longo desabafo e acabou chorando bastante com o episódio lamentável sofrido.
“O racismo que fizeram comigo… é sério? Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime. Você (entrevistador) vai perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF? Não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? O que fizeram foi um crime. Aqui é formação, estamos aprendendo”, disparou o jovem.
A Conmebol se manifestou por meio de uma nota oficial sobre o caso. “A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área’‘, publicou a entidade.
Já o Palmeiras deixou claro que iria até as “últimas instâncias” para que haja uma punição aos torcedores que praticaram os atos racistas.
“É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos“, começou a nota.
“Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!”, finalizou. Em campo, o time paulista venceu com gols de Riquelme Fillipi, duas vezes, e Erick Belé. O Verdão lidera o seu grupo com seis pontos em dois jogos.
More Stories
Copa do Brasil: Botafogo goleia e encaminha classificação para oitavas
América-MG supera São Paulo por 3 a 1 no Brasileirão Feminino
São Paulo receberá novo torneio da elite do tênis feminino em setembro