Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Palmeiras vai à Conmebol, que abrirá investigação após caso de racismo

O Palmeiras irá à Conmebol para entender o que poderá ser feito após Luighi e Figueiredo, atletas do time sub-20 do Alviverde, terem sofrido ofensas racistas com gestos por parte da torcida adversária durante a vitória por 3 a 0 diante do Cerro Porteño, pela fase de grupos da Libertadores sub-20, ocorrida na noite da última quinta-feira (6), no Paraguai.

A ESPN apurou que o clube paulista “fará tudo o que está no alcance” para que o caso não passe impune. A reportagem também consultou a Conmebol, que está reunindo imagens do ocorrido, mas dá como certo internamente de que haverá a abertura de uma investigação sobre o caso.

Na saída de campo, Luighi, que chegou a receber uma cusparada de um torcedor, fez um longo desabafo e acabou chorando bastante com o episódio lamentável sofrido.

“O racismo que fizeram comigo… é sério? Até quando a gente vai passar por isso? O que fizeram comigo foi um crime. Você (entrevistador) vai perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF? Não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? O que fizeram foi um crime. Aqui é formação, estamos aprendendo”, disparou o jovem.

A Conmebol se manifestou por meio de uma nota oficial sobre o caso. “A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área’‘, publicou a entidade.

Já o Palmeiras deixou claro que iria até as “últimas instâncias” para que haja uma punição aos torcedores que praticaram os atos racistas.

É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos“, começou a nota.

“Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!”, finalizou. Em campo, o time paulista venceu com gols de Riquelme Fillipi, duas vezes, e Erick Belé. O Verdão lidera o seu grupo com seis pontos em dois jogos.

FONTE: ESPN