Como parte das ações de apoio e cuidado às famílias em vulnerabilidade social, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), distribui kits de enxovais para gestantes que precisam de produtos básicos para os seus bebês.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, acompanhou uma dessas entregas. “É com muita alegria que realizamos a entrega dos enxovais. Fizemos o registro dessas 21 gestantes beneficiadas aqui no Cras Grotão, mas elas representam o trabalho feito durante todo o ano, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, dando suporte às famílias, em todas as unidades dos Centros de Referência da Assistência Social presentes no Município”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora Leandria de Fátima, para ter direito ao kit enxoval, as mães precisam estar cadastradas no Cadúnico e apresentar o Número de Identificação Social (NIS), devendo atender aos critérios de vulnerabilidade social e ter mais de sete meses de gestação. Além de estarem sob acompanhamento na Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, tendo os registros no cartão da gestante.
A solicitação dos enxovais pode ser feita em qualquer Cras do Município. As gestantes interessadas devem procurar a unidade mais próxima da sua residência. Os enxovais são compostos por banheira, colchão para berço, camisetas para bebê, toalhas de banho, pacotes de fraldas em tecido e descartáveis, calças enxutas, pares de meias, conjuntos pagãos, lençol para berço, sabonetes infantis, cueiros, mamadeira e mosquiteiro.
Heloísa Maria, mãe de primeira viagem, foi uma das grávidas beneficiadas pela ação. “Esse kit me ajudou, e muito. Nem sei como agradecer. Essa é a minha primeira gravidez, então vou conseguindo as coisas como dá. Através de doações que estou conseguindo comprar as coisas dele”, compartilhou.
Documentação necessária – As gestantes que atenderem aos critérios para solicitação do enxoval devem apresentar a xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, Número de inscrição do NIS, comprovante de residência, última ultrassonografia, Cartão de gestante (parte em que está escrita). Se a grávida for adolescente, deve apresentar os documentos dos responsáveis.
Secom-JP
More Stories
Com vagas na PB, Ibama divulga locais de prova do concurso 2025
Paraíba abre mais de 500 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, aponta Caged
25 postos de combustíveis são notificados por irregularidades em placas de informação de preços em João Pessoa