Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Adolescente morre após parto com uso de fórceps em Itabaiana; Secretaria de Saúde investiga o caso

Uma tragédia ocorreu na última segunda-feira (24) em João Pessoa, quando uma adolescente de 17 anos, faleceu após complicações durante o parto realizado em Itabaiana. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando as circunstâncias do caso.

De acordo com as informações foi utilizado o fórceps após sinais de sofrimento fetal e exaustão materna. Após o nascimento do bebê, que nasceu saudável, Ruth sofreu uma grave hemorragia pós-parto, acompanhada de laceração perineal, o que exigiu atendimento emergencial.

A SES informou que uma apuração detalhada sobre o ocorrido está sendo realizada pela Câmara Técnica Estadual de Investigação de Óbitos Maternos. A investigação busca entender todas as causas que levaram à morte da jovem mãe.

Familiares da adolescente, residente na zona rural de Pedras de Fogo, informaram que a jovem inicialmente procurou atendimento em maternidades de João Pessoa quando sentiu os primeiros sinais de trabalho de parto, mas não conseguiu realizar o procedimento. Ela retornou para casa, e posteriormente procurou o hospital de Pedras de Fogo, onde tentaram realizar um parto normal, sem sucesso. Diante das complicações, ela foi encaminhada ao Hospital Geral de Itabaiana onde o parto normal teria sido novamente induzido, mas ela não tinha mais forças para expelir o bebê. No Hospital Geral de Itabaiana, o parto foi realizado com o uso de fórceps. Embora o bebê tenha nascido saudável, a mãe sofreu uma grave hemorragia, o que levou à sua transferência para a Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Ela foi intubada, mas não resistiu às complicações e faleceu.

PB Agora

FONTE: SECOM PB