O prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima, emitiu nota de profundo pesar pela morte do cantor e compositor Antônio Barros, ocorrido na manhã deste domingo (6), aos 95 anos, em João Pessoa. Em memória ao cantor e compositor, um vídeo resgata a humildade e grande conhecimento cultural de Antônio Barros junto a uma seleção de outros artistas consagrados que declamam junto ao avô do prefeito o saudoso ex-senador Ivandro Cunha Lima, em uma reunião fraterna em sua residência.
Barros, que completou 95 anos no mês passado, estava internado devido a complicações relacionadas à doença de Parkinson, que afeta sua mobilidade e alimentação. Ele morreu após sofrer dificuldades respiratórias causadas por bronco-aspiração. O velório ocorre ainda neste domingo, das 13h às 17h, no Jardim das Acácias, no bairro do José Américo, conforme informou sua filha, Maira Barros.
Para Bruno Cunha Lima, Antônio Barros – que eternizou dupla com sua esposa Cecéu – representa a genialidade, originalidade e criatividade do artista paraibano e nordestino, com mais de 700 canções compostas ao longo da carreira. O prefeito campinense diz ter profundo orgulho por, na condição de deputado estadual, em 2016, ter sido autor de uma sessão solene em homenagem à cultura paraibana. Antônio Barros e Cecéu, na ocasião, integraram a lista dos artistas homenageados com a Medalha de Mérito Cultural Ronaldo Cunha Lima.
Dentre os presentes nas imagens, do vídeo-memória estão: Ivandro; Antônio Barros; Ivandro Filho; Lula Cabral; Biliu de Campina; Parafuso; Zé Laurentino; João Gonçalves e Genival Lacerda
Assista:
Biografia: Antônio Barros nasceu em 11 de março de 1930, em Queimadas, Paraíba, e, aos 19 anos, iniciou sua carreira como músico na rádio Caturité, em Campina Grande. Foi na cidade que conheceu sua esposa, Cecéu, com quem formou uma das duplas mais importantes da música nordestina, deixando um legado de mais de 700 composições. Entre seus maiores sucessos estão “Óia Eu Aqui de Novo”, “Forró do Xenhenhém” e “Procurando Tu”, gravados por artistas renomados como Luiz Gonzaga, Fagner, Elba Ramalho e Alcione.
Redação
More Stories
Sargento Neto pressiona Romero a antecipar decisão sobre 2026: “Se ele acha que tem capacidade, não tem pra que esperar”
Após ser oficializado relator do marco regulatório da IA na Câmara, Aguinaldo defende debate amplo sobre o tema
Jackson confirma que o PT na Paraíba, não vai disputar o governo e avalia que nome de Cícero deve ser levado em consideração