24 de abr de 2025 às 16:19
O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, celebrou ontem (23) uma missa de réquiem pelo papa Francisco na quarta-feira na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.
“É um momento em que precisamos estar unidos em oração, antes de tudo por mim, porque este é um momento em que tenho uma grande e importante responsabilidade”, disse o cardeal Patriarca de Jerusalém, um dos 133 cardeais que participarão do conclave para eleger o sucessor do papa Francisco. “E todos devemos rezar pela Igreja, porque fazemos parte de um grande corpo que é a Igreja universal: a Igreja Católica”.
“Estou certo de que suas orações, todas juntas, trarão as decisões certas para o bem da Igreja universal”, concluiu o cardeal. “Que o Senhor os abençoe e até breve”, concluiu dom Pizzaballa, indicando que não concorda com as análises de que é um candidato forte a ser o próximo papa.
Segundo o Patriarcado Latino de Jerusalém, a missa foi concelebrada pelo bispo eparca dos santos Pedro e Paulo dos ucranianos de Melbourne, Austrália, cardeal Mykola Bychok, outro cardeal que, como o cardeal Pizzaballa, também participará do conclave para eleger o novo papa.

Aos 45 anos, o cardeal Bychok é o cardeal mais jovem do mundo.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Também concelebraram a missa o frade franciscano Francesco Patton, custódio da Terra Santa; o arcebispo Adolfo Tito Yllana, delegado apostólico a Jerusalém e à Palestina; dom William Shomali, vigário-geral patriarcal, e dom Rafiq Nahra, vigário patriarcal para a Galileia, junto com outros bispos e sacerdotes.
Em sua homilia, o frade Patton expressou a dor da Igreja pela morte do papa Francisco, encorajou a esperança com a ressurreição de Cristo e ressaltou que o papa sempre pediu orações por ele.

O custódio da Terra Santa também destacou a constante proximidade do papa ao sofrimento e à dor do povo da Terra Santa, particularmente em Gaza, pelo qual pediu em muitas ocasiões um cessar-fogo e ajuda humanitária.
Patton concluiu sua homilia exortando os fiéis a seguirem o exemplo do papa Francisco numa vida de misericórdia e esperança, e enfatizando que sua mensagem permanecerá viva no coração dos fiéis.
More Stories
Meu Deus, eu morro por ti! As últimas palavras de um padre mártir
Arcebispo de Aracaju convoca arquidiocese para missa em sufrágio da alma do papa Francisco no sábado (26)
Show do frei Gilson em Angola é cancelado por causa da morte do papa Francisco