24 de abr de 2025 às 16:12
O arcebispo de Aracaju (SE), dom Josafá Menezes da Silva convocou ontem (23) o clero, os religiosos e fiéis da arquidiocese a participarem da missa em sufrágio da alma do papa Francisco, celebrada por ele no sábado, dia 26 de abril, às 9h30, na catedral de Aracaju. Ainda “como expressão de comunhão com toda a Igreja Universal”, ele pediu que “repiquem-se os sinos das Igrejas matrizes” da arquidiocese, às 8h (horário de Brasília), “em toques fúnebres”.
Esta celebração vai ocorrer no mesmo dia “da tumulação dos restos mortais do papa Francisco”, na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, por volta das 13h (horário local) e “marcará o início da “novendiali”, o tradicional período de nove dias consecutivos de oração e luto, vivenciado pela Igreja universal após o falecimento do sucessor de Pedro”, disse o arcebispo em um comunicado.
“Trata-se de um tempo de súplica, memória e gratidão a Deus pelo dom da vida, do testemunho evangélico e do ministério apostólico de Sua Santidade o papa Francisco, que guiou o rebanho do Senhor com humildade, coragem e ternura”, destacou o arcebispo convidando “de modo especial, todo o clero, cada paróquia e as diversas expressões eclesiais” da arquidiocese “a unirem-se espiritualmente a esta intenção, promovendo momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, horas santas e demais expressões devocionais, em sufrágio da alma do santo padre e como súplica pelo discernimento do futuro Conclave”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo dom Josafá Menezes, “durante todos os dias da novendiali” haverá a oração do terço, às 16h, na catedral de Aracaju.
“Rogo a todos os fiéis que participem com fé, reverência e devoção desses dias de oração, expressando, com amor filial, sua gratidão ao papa Francisco, que com sua vida e suas palavras nos anunciou com vigor, humildade e ternura a beleza do Evangelho e a infinita misericórdia de Deus”, suplicou o arcebispo.
More Stories
5 boas razões para rezar o Terço da Misericórdia
Meu Deus, eu morro por ti! As últimas palavras de um padre mártir
Patriarca de Jerusalém celebra missa pelo papa na Igreja do Santo Sepulcro