Em entrevista nesta semana à CNN, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, descartou a possibilidade de o partido se fundir a outro para a disputa eleitoral de 2026. O que está, segundo o emedebista, em conversação é a possibilidade de uma federação do MDB com duas siglas: Republicanos e PSD.
“Fusão, não. Devemos ter conversas com Marcos Pereira [Republicanos] e Gilberto Kassab [PSD]. Talvez federação”, afirmou Baleia. A federação é um acordo partidário que unifica as candidaturas e as lideranças das siglas durante o processo eleitoral. Caso o acordo seja fechado para 2026, as legendas devem adotar a mesma posição na disputa à sucessão presidencial.
De acordo com a reportagem, um eventual acordo entre MDB e Republicanos, por exemplo, preocupa o Palácio do Planalto, já que a tendência é de que o Republicanos apoie um nome de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O esforço hoje do presidente é para que MDB e PSD o apoiem no pleito nacional. Caso não seja possível, que se mantenham neutros, como no segundo turno de 2022.
Na Paraíba, caso prospera essa federação entre MDB, Republicanos e PSD, teria impactos, pois o MDB é comandado pelo senador Veneziano Vital adversário do governador João Azevêdo (PSB), assim como o PSD, gerido pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima e o Republicanos pelo deputado e presidente da Câmara Hugo Motta, este que apoio o governador.
Redação
More Stories
Veneziano se reúne com prefeito de Ingá, Jan de Manoel da Lenha, para tratar demandas do município: “Amigo e parceiro”
2026: Hugo aponta continuidade do governo João como prioridade do Republicanos
Galdino reforça liderança de Hugo Motta e diz que Republicanos tem “o melhor nome” para o governo da Paraíba em 2026