O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, inauguraram, nesta quarta-feira (16), as obras do 1º lote do canal Acauã-Araçagi, e acionaram as válvulas dispersoras (equipamento que controla a vazão de água) na barragem de Acauã.
“Esse lote já tem condições de começar a funcionar brevemente, por isso que a Secretaria de Recursos já está trabalhando no aproveitamento dessa água e como fazer a distribuição dessa água, principalmente para a produção e para que possa ser usada na irrigação”, comentou o governador João Azevêdo.
Cerca de 15 municípios serão beneficiados na primeira etapa. “O mais importante é a gente entender que esse o conceito desse projeto é para fazer primeiro com que essa água, que chega aqui em Acauã e que vem lá de Boqueirão e que vem lá da transposição do São Francisco, ela possa ser distribuída, principalmente, para os assentamentos que a gente tem aqui. Esse trajeto do canal foi pensado de forma a passar o máximo possível de assentamentos”, completou João.
A obra recebeu um investimento de R$ 1,2 bilhão, com contrapartida de R$ 122 milhões do Governo do Estado. Segundo o governador, a obra vai poder voltar ao ritmo normal, após paralisar por falta de recursos repassados pelo governo anterior. “Houve uma redução de repasse, coisa que foi retomada agora com a chegada do presidente Lula e do ministro Waldez Góes. Agora a gente tem a garantia, já com recurso em conta”, completou.
O ministro Waldez Góes ressaltou a importância da parceria entre o governo federal e o estado da Paraíba. “João Azevêdo vem tocando muito bem naquilo que é da sua responsabilidade e isso facilita muito as parcerias com o governo federal”.
More Stories
João Azevêdo nomeia mais 214 aprovados da segunda turma do concurso da Polícia Civil — Governo da Paraíba
Governador em exercício prestigia posse da desembargadora Anna Carla Lopes e destaca harmonia entre os Poderes no desenvolvimento da Paraíba
João Azevêdo entrega Ponte das Três Ruas e destaca importância da obra para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de João Pessoa