Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Santuário de Fátima recebe 270 mil fiéis em peregrinação conduzida por dom Jaime Spengler

O Santuário de Fátima, em Portugal, reuniu cerca de 270 mil fiéis na Peregrinação Internacional Aniversária, conduzida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Realizada nos dias 12 e 13 de maio, a peregrinação recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria, em 1917.

A peregrinação começou às 21h30 (17h30 em Brasília) com a oração do terço na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas e da celebração da Palavra, no altar do Recinto da Oração.  Segundo o santuário, dom Jaime foi convidado a conduzir a peregrinação deste ano por causa da “expressiva devoção a Nossa Senhora de Fátima” na arquidiocese de Porto Alegre, onde há sete paróquias dedicadas a essa devoção mariana.

Na homilia da celebração da Palavra de ontem, ele destacou que Maria inspira “no seguimento do Filho Amado” e intercede “em favor de todos que buscam fazer ‘próprios os sentimentos d’Ele”.

“Maria é mãe! Mãe que gera, cuida, acompanha, orienta, corrige, incentiva”, disse, ao comentar o evangelho das Bodas de Caná. “Por isso, a contemplamos e nos deixamos olhar por ela”.

Ele convidou os fiéis a se deixarem guiar por Maria e a ouvirem sua mensagem: “Façam tudo o que meu Filho vos disser! Mãe querida, nos acompanhe; olhe por nós”, disse.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dom Jaime também falou sobre os conflitos armados no mundo e a necessidade do entendimento entre os povos. “Precisamos do vinho da concórdia, do entendimento entre os povos, o vinho do perdão, da paz, o vinho do entendimento, o vinho da proximidade, o vinho da coragem de olharmos uns nos olhos dos outros e dizer: Tu és meu irmão, tu és minha irmã”.

O arcebispo de Porto Alegre concluiu a celebração pedindo a intercessão de Nossa Senhora pelo papa Leão XIV e convidando os fiéis a rezarem juntos a Salve-Rainha invocando Maria como “Mãe Santa da Esperança”.

Peregrino da esperança com o horizonte em Jesus

Em encontro com jornalistas ontem, dom Jaime falou de sua experiência ao visitar a Cova da Iria pela segunda vez. Chegando como “peregrino da esperança com o horizonte em Jesus”, destacou a profundidade do mistério, o encanto, a reverência e o silêncio do santuário. Antes de sua chegada, esteve em Roma, na Itália, participando do conclave que elegeu o papa Leão XIV.

FONTE: ACI Digital