16 de mai de 2025 às 15:29
Um vídeo que mostra o arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha, pedindo ajuda financeira para o tratamento de uma criança e que está circulando pelas redes sociais é falso e foi produzido usando inteligência artificial, informou ontem (15) a arquidiocese por meio de uma nota.
“O vídeo em questão não foi gravado e nem autorizado por dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da arquidiocese”, diz a nota. “Ressaltamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos veementemente que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo”.
A arquidiocese “repudia o uso indevido da imagem de seu arcebispo e alerta os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A arquidiocese ainda reforçou “que todas as ações oficiais da arquidiocese, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente” por meio “do site oficial (www.arquidiocesesalvador.org.br) e pelas redes sociais institucionais da arquidiocese” e pediu “a todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à assessoria de comunicação da arquidiocese” e qualquer situação suspeita deve ser encaminhada no e-mail: contato@arquidiocesesalvador.org.br.
Arcebispo não tem perfil em redes sociais
Em 6 de maio, a arquidiocese de Salvador já havia dito que o cardeal Sergio da Rocha “não possui perfis em nenhuma rede social” e “todo e qualquer perfil criado” em nome dele “não é oficial e não representa a pessoa nem o pensamento” do arcebispo.
More Stories
São Pascoal Bailão, o santo apaixonado pela Eucaristia
Primeiro bispo nomeado pelo papa Leão XIV é peruano
CELAM publica documento sobre inteligência artificial