16 de mai de 2025 às 14:32
O papa Leão XIV recebeu um telefonema do grande imã de Al-Azhar, a mesquita mais importante para os muçulmanos sunitas, que o parabenizou por sua eleição e expressou seu desejo de continuar o diálogo inter-religioso.
O telefonema foi confirmado por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Ahmed al-Tayed, grão-imã da Universidade Al-Azhar, Egito, falou em sua conta na rede X sobre a ligação que fez ao papa.
“Numa conversa telefônica hoje com meu querido irmão, o papa Leão XIV, eu o parabenizei por sua eleição como chefe da Igreja Católica”, escreveu al-Tayeb na rede social X.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na mesma mensagem, o grão-imã enfatizou que concorda com o papa sobre “a importância de continuar o caminho do diálogo e da fraternidade humana para promover os valores da coexistência e da paz global”.
Em 4 de fevereiro de 2019, o papa Francisco e al-Tayeb assinaram o Documento sobre a Fraternidade Humana em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O texto exorta muçulmanos e cristãos “em nome de Deus” a defender a dignidade de cada ser humano e rejeitar todas as formas de extremismo, conclamando líderes religiosos, políticos e da mídia a proteger a vida, a liberdade e os locais de culto sem distinção.
Segundo al-Tayeb, na conversa com Leão XIV, “também apelamos à necessidade de trabalhar para pôr fim às guerras e aos conflitos que o nosso mundo enfrenta, especialmente em Gaza, Ucrânia e Sudão, e para apoiar os direitos dos fracos, dos pobres e dos oprimidos”.
More Stories
Dez curiosidades sobre os Museus Vaticanos
Hoje é dia de são Félix de Cantalício, o frade do “bom ânimo” em meio ao trabalho
São Pascoal Bailão, o santo apaixonado pela Eucaristia