Uma nova mancha escura apareceu no mar, neste sábado (17), entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo, próximo à foz do Rio Jaguaribe. O fenômeno, semelhante ao ocorrido em março, surgiu após as intensas chuvas da semana.
Segundo a Sudema, a mancha se forma quando a pressão da água das chuvas rompe barreiras naturais no estuário, levando ao mar matéria orgânica em decomposição, acumulada no manguezal. O órgão explicou que a água escura e com odor forte é resultado desse processo natural, conhecido como autodepuração.
As análises de balneabilidade na região foram intensificadas e ocorrem duas vezes por semana. A próxima coleta será na segunda-feira (19). Por precaução, a Sudema recomenda evitar banho de mar próximo a rios e galerias durante o período chuvoso.
O secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga, afirmou que o fenômeno é agravado pela abertura de canais por moradores ribeirinhos para escoamento da água acumulada. Ele destacou que a mancha não tem origem predominante em esgoto, mas sim na decomposição da vegetação.
Redação
More Stories
Cida Ramos rebate empresários contrários à lei que garante 100% do couvert artístico aos músicos: “Ordem numa relação desigual”
Em 72h: chove 244,6 mm em JP e Defesa Civil mantém equipes de prontidão
Inmet renova alerta de chuvas para João Pessoa e outras 67 cidades da PB