Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Bispo auxiliar de Salvador é o novo bispo de Ituiutaba (MG)

O bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Valter Magno de Carvalho foi nomeado hoje (22) bispo de Ituiutaba (MG). Ele assumirá o lugar de dom Irineu Andreassa, que teve seu pedido de renúncia por limite de idade aceito pelo papa Leão XIV.

Em mensagem à arquidiocese de Salvador, dom Valter Magno disse: “O Senhor da minha vida, Bonfim do meu caminho, pede que eu deixe as terras banhadas pela Baía de Todos os Santos e, como ‘peregrino de esperança’, volte para as Minas Gerais. Sou enviado para o ‘pontal de Minas’. E, sob a proteção de São José irei para a diocese de Ituiutaba, levando na bagagem do meu coração o amor recebido e a certeza de que as experiências vividas em Salvador se tornaram inesquecíveis”.

Ele contou na nota que foi “surpreendido com a comunicação da Nunciatura Apostólica no Brasil de que o papa Francisco” havia o “nomeado bispo da diocese de Ituiutaba, no Estado de Minas Gerais” ainda nas celebrações da “Semana Santa”,  e “diante do anúncio”, aceitou “a missão confiada pela Igreja, certo de cumprir” em sua “vida a vontade do Senhor”. Mas “com a morte” do papa Francisco, “a divulgação foi adiada” e “nestes dias”, foi “novamente comunicado pela Nunciatura Apostólica de que o papa Leão XIV confirmou tal nomeação”, destacando que “a providência divina quis que a publicação se desse no dia de hoje, memória litúrgica de santa Rita de Cássia”.

À diocese de Ituiutaba, Carvalho escreveu: “Vou como um “peregrino de esperança”, com o coração aberto para conhecer a bela história de fé desta Igreja particular, valorizar as iniciativas pastorais em favor do povo e das comunidades eclesiais missionárias e para colaborar nesta mesma missão”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ele ainda disse aos seus novos fiéis que assume “a missão de bispo diocesano em um momento eclesial muito rico, neste Ano Santo marcado pela graça do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, quando a Igreja nos convida a valorizar a caminhada comum” e pede “a todos os diocesanos que rezem” por ele. “Estejam certos de que os trago em meu coração. Que a Santíssima Virgem e o glorioso São José, padroeiro diocesano, intercedam a Deus pela nossa Igreja Particular”.

Dom Valter Magno de Carvalho nasceu em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova (MG).  Ele foi ordenado padre no dia 23 de agosto de 1997, em Palmital dos Carvalhos (MG). Na arquidiocese de Mariana ele foi diretor da Comunidade do Propedêutico; assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar; administrador da paróquia são Sebastião, em Correia de Almeida; pároco da paróquia são José Operário, em Barbacena; coordenador do Curso de Teologia para leigos, em Barbacena; pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês; pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena; vigário episcopal; reitor do seminário maior são José e diretor da Escola Diaconal são Lourenço.

Ele também participou do Conselho de Formadores do seminário maior são José; Colégio dos Consultores; Conselho Presbiteral; Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos; Conselho Arquidiocesano de Pastoral; Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação; Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal são Lourenço.

Em 4 de novembro de 2020, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo papa Francisco. Seu lema episcopal é: “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra).



FONTE: ACI Digital