23 de mai de 2025 às 16:02
Com o tema “Mãe da Esperança, rogai por nós”, a 146ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio começa amanhã (24) e vai até segunda-feira (26) em Farroupilha (RS).
Nossa Senhora de Caravaggio é celebra em 26 de maio, dia em que apareceu a uma camponesa chamada Joaneta na cidade italiana de Caravaggio pedindo jejum e penitência. A devoção veio para o Brasil com os imigrantes italianos no final do século XIX, na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Ela é a padroeira da diocese de Caxias do Sul (RS).
“A expectativa é grande, o coração está em festa”, disse o reitor do santuário, padre Ricardo Fontana, em entrevista à equipe de comunicação do santuário. “Sentimo-nos alegres e movidos pela vida de oração, como deve ser em um santuário: lugar de misericórdia, de acolhimento, onde encontramos a ternura da Mãe de Deus”.
A programação deste ano terá como novidade a Procissão das Velas, que será celebrada pela primeira vez amanhã às 18h com a reza dos mistérios luminosos do rosário.
O padre Ricardo contou que foi inspirado pelo santuário de Nossa Senhora de Fátima, que visitou em outubro passado. “Senti fortemente o chamado para que também realizássemos aqui a procissão luminosa — a procissão das velas com a récita do Santo Terço. Nas aparições de Caravaggio, Fátima e tantas outras, Nossa Senhora pede oração e penitência pela conversão dos corações”, disse ele.
Para ele, a récita do rosário à luz de velas será “um verdadeiro encontro de fé e intimidade com Deus, sob o olhar de Nossa Senhora de Caravaggio”.
Programação da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O santuário espera receber milhares de devotos nos dias da festa e preparou uma programação especial com missas todos os dias às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Às 14h tem a oração do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. A missa das 10h30 é campal e termina com a procissão da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Muitos padres ficarão disponíveis para confissões durante todo o dia.
Nossa Senhora de Caravaggio e a reconstrução do Rio Grande do Sul
Nossa Senhora de Caravaggio é “uma mão estendida sobre nós, com toda a ternura, com todo o amor e com todo o consolo, especialmente diante das dores que enfrentamos enquanto estado do Rio Grande do Sul”, disse o padre.
“Em 2024, com as chuvas intensas”, continuou, “vimos cidades inteiras nos vales do Rio das Antas, do Taquari e do próprio Guaíba serem inundadas, enfrentando aquela que foi a maior calamidade climática já registrada no Brasil”, lembrou o padre. “Agora começamos a reconstruir, a reintegrar nossas comunidades e a reerguer nossos corações”.
“Em meio a tudo isso, muitos testemunharam algo profundamente simbólico: capitéis e imagens de Nossa Senhora — especialmente de Nossa Senhora de Caravaggio — que permaneceram intactas, mesmo cercadas por deslizamentos e enchentes.”
“Como sinais do Céu, elas nos mostram o caminho a seguir: o caminho da fé, da confiança, da perseverança. E o que Nossa Senhora nos ensina? “Fazei tudo o que Ele vos disser”, concluiu.
More Stories
6 dados que talvez não conhecia sobre Nossa Senhora Auxiliadora
Primeira visita de Leão XIV à América Latina seria a Argentina, Uruguai e Peru, diz cardeal
Leão XIV será um defensor da fé do povo da Nicarágua, diz ex-embaixador