O assessor do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, denunciou nesta quinta-feira (8) que as forças da Rússia bombardearam a cidade de Kherson e outras áreas às margens do Dniepre, em meio aos trabalhos de resgate das equipes de emergência ucranianas que tentam salvar as vítimas da inundação causada pelo ataque à represa de Nova Kakhovka.
“No momento, a Rússia está bombardeando a Kherson inundada e outras áreas costeiras inundadas, impedindo que as equipes de resgate evacuem a população”, escreveu Podolyak em sua conta no Twitter, onde postou um vídeo mostrando pessoas em um barco, enquanto explosões são ouvidas nas proximidades.
Podolyak também acusou a Rússia de “nem mesmo tentar evacuar as pessoas nos territórios ocupados”. “As pessoas estão sentadas nos telhados sem comida ou água, expostas ao sol e aos bombardeios”, acrescentou o assessor presidencial ucraniano.
A destruição na manhã de terça-feira de uma barragem do rio Dniepre na parte ocupada pela Rússia da província de Kherson causou inundações que mataram várias pessoas e evacuaram milhares de residentes.
O rio Dniepre corta a província de Kherson em duas. A costa oriental é ocupada pela Rússia, enquanto a ocidental está sob o controle do governo de Kiev. A Ucrânia acusa a Rússia de explodir intencionalmente a barragem para impedir um possível avanço ucraniano. A Rússia nega e responsabiliza Kiev.
More Stories
Biden anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de enchentes
Putin demite ministro da Defesa e apresenta novo nome ao cargo
Erdogan volta a comparar premiê israelense a Hitler