Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Hezbollah ataca pela 2ª vez um dos centros de inteligência de Israel

Ícone Notícias

Defesa israelense opera desde o dia 8 de outubro na fronteira com o Líbano| Foto: EFE/ Sara Gómez Armas

O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou que lançou nesta terça-feira (23) um grande número de projéteis contra um dos principais centros de inteligência do norte de Israel, em seu segundo ataque contra as instalações responsáveis ​​pelas operações aéreas israelenses em vários países.

Combatentes do grupo terrorista atacaram a Base de Vigilância Aérea de Meron por volta das 10h50 (hora local, 5h50 de Brasília), em resposta a uma série de assassinatos seletivos atribuídos às forças de Defesa do país vizinho no Líbano e na Síria, e aos seus ataques contra áreas civis, segundo informou o Hezbollah em um comunicado.

Esta é a segunda vez que a milícia ataca esse centro desde o início das hostilidades em outubro do ano passado, uma vez que no dia 6 de janeiro já havia lançado 62 projéteis contra a instalação para vingar a morte do número dois do gabinete político do Hamas, Saleh al Arouri, em solo libanês.

Naquela ocasião, o Hezbollah garantiu que a base de Meron é a única destinada à administração, vigilância e controle aéreo no norte de Israel, e afirmou que Israel só dispõe de outras instalações deste tipo no sul do país.

Segundo suas informações, todas as operações aéreas que Israel lança contra o Líbano e a Síria são coordenadas a partir da base, além de quaisquer potenciais operações deste tipo na Turquia, no Chipre ou em outros países mediterrânicos.

O grupo libanês e as forças israelenses estão envolvidos em um intenso fogo cruzado através da fronteira comum desde 8 de outubro passado, em seus piores confrontos desde a guerra travada por ambos lados em 2006.

A intensidade da violência, que começou no quadro da guerra na Faixa de Gaza, suscitou receios de um possível conflito armado entre as partes. (Com Agência EFE)

FONTE: Gazeta do Povo