A temporada 2023/24 da Premier League entra em sua reta final com indefinições em todas as partes da tabela.
Em cima, Arsenal e Manchester City disputam o título ponto-a-ponto, enquanto o Liverpool se afastou em meio à melancolia pela saída do técnico Jürgen Klopp.
No meio, muitas equipes duelam pelas vagas nas competições europeias da próxima temporada, especialmente na concorrida Uefa Champions League.
Já na rabeira, a briga contra o rebaixamento também está carregada de emoção, com apenas uma queda confirmada até agora.
Vale lembrar que todas as partidas da competição contam com transmissão pela ESPN no Star+.
Abaixo, a ESPN mostra o que ainda está em jogo nas últimas partidas da temporada na Inglaterra:
1. Arsenal contra o trauma de 2022/23
Na temporada passada, o Arsenal viveu um dos maiores traumas de sua história. A equipe liderou a maior parte da Premier League e chegou a abrir boa vantagem na ponta, dando a clara impressão de que finalmente acabaria com seu longo jejum de títulos na maior liga do planeta.
No entanto, os Gunners tropeçaram seguidamente na reta final e viram o Manchester City fazer a ultrapassagem praticamente na “última curva”, faturando o tricampeonato e deixando a torcida alvirrubra extremamente decepcionada.
Agora, o time comandado por Mikel Arteta tem mais uma chance de curar essa ferida ainda aberta. Jogando um futebol de altíssimo nível, e tendo só a Premier League para se preocupar até o final da temporada, a equipe disputa novamente ponto-a-ponto com o City para faturar a taça.
Será que a torcida finalmente conseguirá trocar as lágrimas de tristeza pelas de alegria?
2. Manchester City atrás do Tetra inédito
Atual tricampeão da Premier League, o Manchester City é o atual 2º colocado, mas vai lutar até um fim por um feito inédito na história da competição: ser Tetra.
Desde o início da “nova era” do Campeonato Inglês, iniciada na temporada 1992/93, ninguém nunca conseguiu enfileirar quatro taças seguidas.
Os únicos a chegarem perto da marca foram Manchester United, que foi tricampeão em duas oportunidades, e os próprios Citizens, na série que vivem agora.
O time de Pep Guardiola persegue o Arsenal com “bafo no cangote”, estando apenas um ponto atrás e com uma partida a menos. Será que isso terminará em Tetra?
3. Adeus de Klopp vira melancolia pura
Depois que Jürgen Klopp anunciou que deixaria o Liverpool até o final da temporada, seu time deu um “gás extra” e conquistou a Copa da Liga Inglesa em cima do Chelsea.
Imediatamente, a empolgação tomou conta de Anfield, e os torcedores já começaram a imaginar um ano de adeus perfeito, com quatro taças: Premier League, FA Cup, Copa da Liga e Europa League.
No entanto, a coisa desandou depois disso. Na FA Cup, o time caiu para o rival Manchester United. Já na Europa League, a queda foi para a surpreendente Atalanta, da Itália.
Sobrou a Premier League, mas os Reds começaram a perder pontos bobos e se distanciaram da luta. Para piorar, a briga com Salah no jogo contra o West Ham vai tornando o adeus ainda mais melancólico…
4. Quem vai para as competições da Uefa?
A classificação para as próximas competições da Uefa segue indefinida na Premier League. Até o momento, apenas Arsenal, Manchester City e Liverpool já estão garantidos na próxima Champions.
No momento, o Aston Villa também estaria indo para a Liga dos Campeões em 4º lugar, apesar de ainda não ter assegurado a vaga.
Abaixo, o Tottenham no momento é o 5º e iria à Europa League, enquanto o Manchester United, atual 6º, entraria na Conference League.
A Uefa, porém, ainda deixará os critérios de classificação para a próxima temporada mais claros depois de fechar seus rankings nacionais para definir os números de vagas de cada país.
5. Três times para duas vagas no rebaixamento
Até o momento, apenas um time já está “degolado”: o Sheffield United, que somou só 16 pontos até agora e já sabe que está rebaixado.
Agora, três times disputam as duas “vagas” restantes para a próxima Championship, que é o nome oficial da 2ª divisão da Inglaterra. Veja como está a tabela:
Cabe ressaltar que, na parte de baixo da tabela, todas as equipes já realizaram 35 partidas. Ou seja: restam só mais quatro jogos para tentar escapar do rebaixamento,
More Stories
Corinthians: Conselho marca votação do impeachment de Augusto Melo
Manchester City anuncia renovação de Guardiola até 2027
Como lesão atrapalhou Quintero de ser jogador do Cruzeiro em 2015