O sonhado retorno de Thiago Silva ao Fluminense realiza um desejo bem antigo do torcedor tricolor e oferece uma curiosidade relevante para o Campeonato Brasileiro.
Assim que desembarcar no país para se apresentar ao Tricolor, o atual zagueiro do Chelsea será o 17º jogador em atividade no Brasil a ter disputado uma Copa do Mundo pela seleção brasileira.
Quem tem mais representantes, por sinal, é justamente o Fluminense. Thiago Silva fará companhia ao lateral-esquerdo Marcelo, ao zagueiro/volante Felipe Melo, ao meia Renato Augusto e ao atacante Douglas Costa.
Amazonas, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo são outros clubes que possuem em seu elenco jogadores que defenderam o Brasil em um Mundial.
Quem também poderia estar na lista é o veterano Henrique. Aos 37 anos, o zagueiro foi dispensado do Coritiba ao fim da temporada de 2023 e está sem clube. No momento, inclusive, ocupa a função de presidente no Nacional-PR, mas ainda não pendurou as chuteiras oficialmente.
Veja a lista abaixo:
-
Cássio (goleiro do Corinthians) – 2018
-
Weverton (goleiro do Palmeiras) – 2022
-
Fagner (lateral do Corinthians) – 2018
-
Marcelo (lateral do Fluminense) – 2014 e 2018
-
David Luiz (zagueiro do Flamengo) – 2014
-
Pedro Geromel (zagueiro do Grêmio) – 2018
-
Thiago Silva (zagueiro do Fluminense) – 2010, 2014, 2018 e 2022
-
Felipe Melo (zagueiro do Fluminense) – 2010
-
Fernandinho (volante do Athletico-PR) – 2014 e 2018
-
Luiz Gustavo (volante do São Paulo) – 2014
-
Paulinho (volante do Corinthians) – 2014 e 2018
-
Everton Ribeiro (meia do Bahia) – 2022
-
Renato Augusto (meia do Fluminense) – 2018
-
Douglas Costa (atacante do Fluminense) – 2018
-
Hulk (atacante do Atlético-MG) – 2014
-
Jô (atacante do Amazonas) – 2014
-
Pedro (atacante do Flamengo) – 2022
Vem mais gente aí?
A lista poderia até ser maior se atletas que se aposentaram recentemente ainda estivessem em atividade, casos de Filipe Luis, Miranda e Hernanes. Mas tudo indica que a relação ganhará novos nomes em breve.
Um, aliás, já está definido: Bernard assinou pré-contrato com o Atlético-MG e vai se apresentar assim que acabar seu contrato com o Panathinaikos, da Grécia. O atacante disputou a Copa de 2014 e retornará ao país justamente para o clube em que se destacou.
Outro da seleção de 2014 que tem chance de voltar em breve é Oscar, meia do Shanghai Port, da China, e que frequentemente tem seu nome ventilado no Flamengo e também no Internacional. Seu vínculo com o clube oriental vai até dezembro, o que lhe permite assinar um pré-acordo a partir de 1º de julho.
Alex Sandro também integra esse time. Titular na Copa de 2022, o lateral-esquerdo está em reta final de contrato com a Juventus e desperta interesse do São Paulo, que mapeia o mercado em busca de um titular para a posição.
Há também outro nome que carrega imensa expectativa sobre um retorno: Neymar.
Em fase final de recuperação de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o atacante visitou o Santos em mais de uma oportunidade nos últimos meses e até ensaiou uma volta à Vila Belmiro. Nos bastidores, o clube trata o assunto com cautela, mas tenta fazer o possível para realizar o sonho.
More Stories
Corinthians: Conselho marca votação do impeachment de Augusto Melo
Manchester City anuncia renovação de Guardiola até 2027
Como lesão atrapalhou Quintero de ser jogador do Cruzeiro em 2015