Um bebê de seis meses, uma menina, é a primeira pessoa a contrair sarampo em São Paulo, segundo informa a Secretaria de Estado da Saúde paulista. A bebe, que não foi vacinada, esteve na Bolívia em janeiro deste ano.
O caso foi registrado em fevereiro e confirmado por exames laboratoriais.
Em 2025 o estado de São Paulo teve dois casos importados de sarampo.
O governo do estado reforça que a melhor maneira de evitar ser contagiado pela doença é através da vacinação. A vacina contra o sarampo integra o Calendário Nacional de Vacinação e a primeira dose deve ser ministrada aos 12 meses de idade. A segunda dose deve ser dada aos 15 meses.
Também é necessário se vacinar entre os 5 e 29 anos, com duas doses no intervalo mínimo de 30 dias. Pessoas entre 30 e 59 anos devem tomar uma nova dose.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez em fevereiro deste ano um alerta sobre esse assunto. Segundo a entidade, em 2024 e 2025, houve um aumento de 32 vezes nos contágios de sarampo nas Américas.
More Stories
Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Ministério da Saúde inicia projeto-piloto com semaglutida no SUS